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Hospital São Lucas da PUCRS recebe acreditação de nível máximo da ONA

05/12/2017

Hospital São Lucas da PUCRS recebe acreditação de nível máximo da ONA

O HSL é um dos principais hospitais universitários do Brasil a receber a avaliação em nível máximo

 

No dia 30 de dezembro, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) recebeu das mãos de Rubens José Covello, Chief Executive Officer e representante do IQC Health Services Accreditation – maior instituição acreditadora em saúde do país, o certificado da Organização Nacional de Acreditação nível 3 – Acreditado com Nível de Excelência, o mais alto nível concedido. A cerimônia de entrega aconteceu na sala vip do Restaurante Paronama e contou com a presença do Superintendente do HSL, Prof. Dr. Matteo Baldisserotto; do Superintendente Adjunto, Ir. Lauri Heck; do Diretor Médico, Prof. Dr. Sergio de Vasconcellos Baldisserotto; da Diretora Administrativa-Assistencial, Profª Drª Izar Muller Behs e do Assessor da Direção Médica, Dr. Saulo Gomes Bornhorst. Além da presença do Vice-reitor da PUCRS, Prof. Jaderson Costa da Costa e da Coordenadora do Curso de Medicina da PUCRS, Profª. Me. Maria José Borsatto Zanella

Segundo Covello, o processo de acreditação visa a melhoria da qualidade da assistência e tem como objetivo o paciente, considerando duas pontes: o movimento dos colaboradores e a persistência na excelência por parte das lideranças. “O Hospital São Lucas é um dos primeiros hospitais universitários do país a receber o mais alto nível de acreditação nacional. A mesma foca a segurança do paciente, além de ter uma visão profunda da gestão dos processos e dos indicadores de desempenho estratégicos. Para alcançar isso, a liderança tem que apoiar a ideia e quem faz acontecer são os colaboradores de linha de frente”, afirma.

Para o Superintendente do São Lucas, Matteo Baldisserotto, alcançar a excelência em segurança e a qualidade na assistência médica oferecida é o principal objetivo do Hospital. De acordo com ele, o título foi o resultado do esforço e da união de todos os colaboradores. “Essa conquista é fruto do belo trabalho desenvolvido por toda a nossa equipe e uma prova do alto nível dos serviços oferecidos. Isso demonstra nossa capacidade de atingir a excelência em gestão e processos dentro de um ambiente diferenciado, que agrega a busca pelo conhecimento com o desejo de oferecer a melhor assistência. Nosso objetivo é de estabelecer essa cultura da qualidade desde a sala de aula, introduzindo esses conteúdos ainda dentro da graduação, até o atendimento na beira do leito”, ressalta Baldiserotto.

Qmentum International

Na ocasião o HSL iniciou seu processo de acreditação internacional e passou a integrar um seleto grupo de hospitais que busca o seloQmentum – Metodologia Internacional da Accreditation Canada. A acreditação canadense é aplicada em mais de 36 países, e mantém um modelo de avaliação externa internacional de serviços de saúde, que assegura às organizações atenderem aos requisitos de governança, boas práticas assistenciais e excelência.

A acreditação do Qmentum International permite ao Hospital o acompanhamento com orientações exclusivas de especialistas internacionais, que auxiliam na implementação da metodologia, direcionando de forma especial a visão para o cuidado com o paciente. Desde 1955, mais de 70 países participam do processo de acreditação, que avalia as metas de melhoria na qualidade do atendimento, o trabalho de prevenção e o foco na segurança.

 

Publicado em Imprensa do HSL