Hospital São Lucas realiza mais uma edição da Feira do Livro Infantil

04/12/2017

Hospital São Lucas realiza mais uma edição da Feira do Livro Infantil

Os livros nos fazem viajar, nos transportam para lugares distantes, belas aventuras e mundos encantados. Para as crianças internadas em um hospital, os livros podem ser um portal, que traz mais alegria e diversão para o seu dia a dia. Por isso, anualmente, o Serviço de Pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e o Curso de Letras da Escola de Humanidades da PUCRS realizam a Feira do Livro Infantil. Em 2017, ela ocorreu no dia 4 de dezembro e contou com a presença da patrona da 63.ª Feira do Livro de Porto Alegre, Valesca de Assis.

A escritora destacou a importância a importância da leitura durante a infância e de mantermos vivo dentro de nós os sentimentos que carregamos durante essa fase da vida. “A gente não pode esquecer da criança que fomos. Às vezes, a gente deixa ela dormindo muito tempo e não se lembra mais como era encantador esse mundo”, ressalta.

O evento é fruto do projeto Biblioteca de Literatura Infantojuvenil, criado há 20 anos com o nome Literatura Infantil e Medicina Pediátrica. A proposta é trazer o ambiente vivenciado na Praça da Alfândega para dentro do Hospital e alegrar as crianças por meio da literatura.

A atividade contou com cerimônia de abertura e, em seguida, as crianças receberam o dinheiro simbólico para comprar livros nas barraquinhas. A alegria tomou conta do hall do quinto andar do HSL, com os pequenos leitores escolhendo entre as diversas obras disponíveis. A programação teve ainda sessão de autógrafos e narração de histórias.

“Quero cumprimentar todos os colegas que dedicam uma parte do seu tempo para esse belo projeto. Por que esse evento está acontecendo aqui? Pois aqui se pratica generosidade, empatia, solidariedade, amor”, afirma o vice-reitor da PUCRS, Dr. Jaderson Costa da Costa.

Histórico

O projeto Biblioteca de Literatura Infantojuvenil – espaço de leitura, arte e prazer consiste num processo de ações integrando Letras e Saúde, com o objetivo de desenvolver a imaginação e proporcionar o prazer da leitura de crianças do Setor de Pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS – internação SUS, contribuindo para o seu bem-estar. Para isso, desde 1997 desenvolve diariamente situações de leitura de livros e de contação de histórias e realiza Feiras do Livro Infantil, sendo, neste ano de 2017, a 14ª edição.