MAIO: TEMPO DE CELEBRAR O DIA DAS MÃES, O MÊS DE MARIA E O DIA MARISTA DE NOSSA SENHORA BOA MÃE

“O olhar materno é o caminho para renascer e crescer. As mães, as mulheres olham o mundo não para o explorar, mas para que tenha vida”.
(Papa Francisco)

Maio é o mês em que dedicamos nossos dias e nossas preces às mães e à Maria. É um período que nos convida a refletir sobre o olhar materno que transmite amor, afeto e ternura.

Por elas e com elas, rezamos para que todos e todas reconheçam a força revolucionária que nos guia para um caminho de crescimento e renascimento. Que possamos celebrar e homenagear junto às mães da nossa família marista e a todas as pessoas que ocupam esse lugar de ternura e afeto na sociedade.

Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe

“Tornai-a amada por todos, tanto quanto vos for possível”.
(Champagnat, em seu testamento Espiritual)

Neste 2024, celebramos não só o Dia das Mães e o Mês de Maria como também o recém instituído Dia Marista de Nossa Senhora Boa Mãe – comemorado em 4 de maio. A partir desse ano, todos os Maristas do Brasil têm o compromisso de celebrar a memória da mãe de Jesus.

A escolha do dia 4 de maio tem uma justificativa histórica, pois em torno dessa data, em 1830, após o Padre Champagnat ter instituído o canto da Salve Regina como parte de oração diária dos Irmãos, a Congregação foi preservada de perigos e perseguições eu ameaçavam sua existência.

Em sentido mais amplo, pode-se dizer que, com a instituição do Dia Marista Nossa Senhora Boa Mãe, os Maristas do Brasil dão um passo a mais na concretização do desejo de Champagnat, manifestada em seu Testamento Espiritual: “uma devoção terna e filial por vossa Boa Mãe vos anime em todo o tempo e em todas as circunstâncias. Tornai-a amada por todos, tanto quanto vos for possível”.