Ministério da Saúde anuncia novo investimento no RS

08/02/2018

Ministério da Saúde anuncia novo investimento no RS

Recursos destinados ao Hospital São Lucas vão possibilitar a implantação de um Campus da Saúde inédito na Capital

O Governo Federal vai investir mais de 70 milhões de Reais em uma iniciativa inovadora voltada à assistência e promoção da saúde no Rio Grande do Sul. O Campus da Saúde, projeto liderado pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), reúne ensino, pesquisa e assistência da Universidade em um modelo integrado de promoção e proteção da saúde da população. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, durante a visita do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao HSL. A solenidade também contou com as presenças do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; do Secretário de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim que também representou o Prefeito de Porto Alegre, e da bancada gaúcha, coordenada pelo Deputado Federal, Giovani Cherini.

Com a proposta de qualificar o atendimento da população, Barros conheceu a iniciativa que prevê ações de prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, atuando de forma multidisciplinar, aliando a pesquisa e o ensino de excelência com atendimento diferenciado, integrado às políticas do Gestor Público. Destes recursos federais anunciados, R$ 42 milhões serão para reformas, e R$ 28 milhões para aquisição de equipamentos.  “O investimento é fruto de um reconhecimento da capacidade, da qualificação e do compromisso com a saúde realizados pelo Hospital São Lucas. O Ministério da Saúde está mudando o formato de financiamentos e o Hospital está olhando para o que é o principal: a promoção e a prevenção da saúde das pessoas”, disse o Ministro. Já o Vice-Reitor da PUCRS, Dr. Jaderson Costa da Costa, destacou que este modelo diferenciado poderá ser replicado pelo país. “A difusão dos nossos saberes e das nossas práticas para a melhoria na qualidade de vida estarão ainda mais à disposição da população”, completou. Para o Secretário de Saúde de Porto Alegre esse recurso será determinante a cidade. “O HSL ampliará a sua eficiência, permitindo um maior retorno para a saúde das pessoas”, enfatizou.

O Campus da Saúde irá reunir, além do HSL, o Instituto do Cérebro do RS, o Centro de Reabilitação, as Escolas de Medicina e Ciências da Saúde, o Parque Esportivo, um moderno complexo para a prática de esportes e o Centro de Reabilitação que conta com profissionais especializados e ampla tecnologia.