Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Pesquisar

Voluntariado

EQUIPE
HISTÓRICO
NÚMERO DE PARTICIPANTES
PROJETOS DESENVOLVIDOS

CAMINHO

Objetivo: Ser apoio e presença solidária para pacientes e familiares; beneficiar o colaborador do HSL com os brechós solidários.

Descrição: Apoio, presença e encorajamento para pacientes e familiares, por meio de doação de roupas, calçados, material de higiene, alimentos (vales) e fraldas. Seleção, organização de materiais e realização do Brechó Solidário, sendo uma semana solidária três vezes ao ano e um dia especial de solidariedade com o brechó especial.

Áreas de atuação: Todo o Hospital.

COMEÇAR DE NOVO

Objetivo: Atender, apoiar e ser presença junto a pacientes portadoras de câncer de mama do HSL e seus familiares nos aspectos preventivo e de apoio assistencial.

Descrição: Confecção de órteses mamárias feitas de tecido e enchimento de painço

Áreas de atuação: Ambulatório da Oncologia da Mama e Central do Voluntariado.

ENXOVAL (Amigos dos Bebês Apressados – ABA)

Objetivo: Apoiar e encorajar as mães e seus bebês durante a internação.

Descrição: Apoio e encorajamento para as mães e seus bebês durante a internação, por meio da doação de fraldas, vale transporte, roupas, calçados e material de higiene; e no momento da alta, quando é dado o enxoval.

Áreas de atuação: UTI Neonatal e apoio aos outros setores do 5º andar.

ESPERANÇA

Objetivo: Apoio e encorajamento para cuidadores e pacientes, visando a propagar a solidariedade, também após a alta, além dos limites do HSL.

Descrição: Oficina de “MON TRICÔ”, com distribuição de novelos de lã, ensinando a fazer mantas, colares, etc. Estabelece-se um compromisso de que um dia, em algum lugar, esta ação seja multiplicada.

Áreas de atuação: Todo o Hospital.

ESPIRITUALIDADE

Objetivo: Partilhar o amor de Deus, de forma incondicional, com pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores.

Descrição: Visita aos pacientes, cuidadores e colaboradores do HSL, desde 1977.

Áreas de atuação: Todo o Hospital, especialmente nos andares de internação.

ALEGRIA (Doutorzinhos)

Objetivo: Contagiar pacientes, acompanhantes e equipe multidisciplinar, com doses de carinho, amor e de muitas risadas, transformando o ambiente hospitalar em um local mais alegre, contribuindo positivamente para o bem-estar de todos e a humanização da saúde.

Descrição: Usamos a figura do palhaço para abrir as portas para um mundo de possibilidades de troca, amor, de riso, que só esta figura pode proporcionar. Em um ambiente onde todas as ações devem ser medidas com exatidão, vamos transformar espaços e pessoas. Nosso objetivo é “tirar” o paciente por alguns minutos do hospital, dando a ele a oportunidade de viajar conosco para um lugar cheio de amor e alegria.

Áreas de atuação: Todo o Hospital.

HISTÓRIAS DE VIDA

Objetivo: Valorizar as histórias vividas pelos pacientes, estimulando sua narrativa e (re)construindo, com alegria, a arte de dialogar.

Descrição: A contação de histórias vividas pelo voluntário e a audição das histórias vividas pelos pacientes formam a base de um diálogo solidário, divertido e fraterno.

Áreas de atuação: Geriatria.

MANINHO

Objetivo: Acolher, ocupar e envolver, de forma lúdica, as crianças que são trazidas ao hospital, tanto na condição de pacientes como de acompanhantes de cuidadores e pacientes.

Descrição: Distribuição de material para pintar e desenhar.

Áreas de atuação: Todo o Hospital.

OUVIR

Objetivo: Ouvir como o paciente enfrenta seu dia a dia e identificar formas de abordagem visando a ocupar, criativamente, parte do tempo de sua terapia.

Descrição: Acolhida fraterna, apoio e encorajamento para pacientes e familiares.

Áreas de atuação: Especialmente nos setores da Hemodiálise e Quimioterapia.

BELÉM

Objetivo: Apoiar crianças e familiares no período de tratamento hospitalar.

Descrição: Levar alegria, contentamento, esperança, entretenimento e consolo através da Palavra de Deus. Utilizar música, histórias bíblicas, teatro, trabalhos manuais, artesanato, etc.

Áreas de atuação: Pediatria (5º andar).

ARCO-ÍRIS DA ALEGRIA (Palcos da Vida)

Objetivo: Levar muita animação para os pacientes e todos que circulam nos espaços do Hospital.

Descrição: Através da representação de diversos personagens que inspiram alegria e vida, contar histórias, cantar, brincar e proporcionar vivências alegres, de amorosidade, de humanidade e de entretenimento aos pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes do hospital.

Áreas de atuação: Todo o Hospital.

CLUBE DO DESENHO

Objetivo: Promover a prática do desenho livre para as crianças na Pediatria e para as crianças acompanhantes de pacientes.

Descrição: Todas as crianças possuem habilidades naturais para o desenho. Não há pessoa incapaz de aprender a desenhar, da mesma maneira que não há pessoa incapaz de aprender a escrever. Desenhamos porque a capacidade de desenhar é uma fonte de prazer intelectual e artístico. Este é o ponto de partida. E não existe um ponto de chegada. Uma vez que descobrimos as delícias do desenho, essa prática e esse prazer nos acompanharão para sempre. Desenho é visualização, é observação, é percepção, é expressão, é registro e é prazer.

Áreas de atuação: Internação pediátrica.

ANJOS DA GUARDA

Objetivo: Atender as crianças que estão em período de internação, dando atenção e carinho com cuidados especiais por meio de atividades recreativas e pedagógicas, transformando o ambiente hospitalar em um local mais divertido e acolhedor.

Descrição: Atividades recreativas e pedagógicas a serem desenvolvidas: leitura de histórias, desenho e pintura, jogos e brincadeiras diversas. As atividades podem ser desenvolvidas tanto no âmbito coletivo quanto no individual. Ao dar atenção especial, de acordo com a necessidade de cada criança, os voluntários atuam como anjos da guarda.

Áreas de atuação: Pediatria (5º andar).

MÚSICA PARA VIDA

Objetivo: Propor um modelo de cuidado humanizado que se ocupe da necessidade de atenção especializada a todos envolvidos com a pessoa com Alzheimer na sua estadia hospitalar por doença clínica associada. Promover a aceitação dos cuidadores sobre o valor e a dignidade da pessoa com déficit cognitivo e sua necessidade de respeito e reconhecimento.

Áreas de atuação: Unidade de Internação Geriátrica.

PROJETO PENSE BEM

Objetivo: Semear um campo de bons pensamentos, entre pacientes e cuidadores, criando um cenário mental otimista e positivo.

Áreas de atuação: Alas de internação (6º andar).

BIBLIOTECA ITINERANTE

Objetivo: Promover o acesso à leitura, através de acervo bibliográfico “Roda Livros”, aos colaboradores do Hospital São Lucas da PUCRS, estimulando e promovendo a Humanização por meio do hábito da leitura.

Descrição: A biblioteca “Roda Livros” suscita a ideia de que o livro deve “rodar”. Rodar locais estratégicos de acesso aos colaboradores, como também rodar entre as mãos de quem lê e de quem doa. Livro que roda, que anda, leva acesso à informação, à cultura, desperta sonhos, esperanças, criatividade. Enfim, dá vida aos personagens. A biblioteca itinerante é um gesto de cidadania e inclusão social. O público-alvo, a partir da ação deste projeto, tem a oportunidade de ter acesso a bons livros e leituras. O projeto “Roda Livros” foi incorporado ao Programa Humanização do HSL, voltado para os colaboradores. A construção do Projeto Biblioteca Itinerante “Roda Livros” se deu numa dinâmica de rede solidária: ideia original, desenho do projeto, confecção do carrinho, sugestão de nome, doações de livros, arte e adesivagem, organização da Biblioteca.

Áreas de atuação: Espaços onde atuam os colaboradores do HSL.

MÃES DE JOELHOS, FILHOS DE PÉ

Objetivo: Desafiar, unir e fortalecer mães, levando-as a orarem e intercederem por seus filhos, dando cobertura espiritual para nossos filhos para poderem enfrentar o dia a dia.

Descrição: O movimento Mães que Oram pelos Filhos iniciou na cidade de Vitória (ES) em 2011. Em Porto Alegre, formou-se um grupo paralelo, Mães de Joelhos, Filhos de Pé, em 12 de agosto de 2016. Unidas em oração, 12 mães se encontram para rezar pelos seus filhos e por todos que nos pedem oração, suplicando a cura física, espiritual e mental. A partir da oração viva, o grupo decidiu construir a sua obra de fé junto à sociedade com um trabalho voluntário, levando a oração a todos que têm sede de acolhida, amor, esperança e conforto da alma. Tem o Imaculado Coração de Maria como intercessora junto a seu filho Jesus.

Áreas de atuação: Capela São Lucas.

COMO POSSO ME TORNAR UM VOLUNTÁRIO

Se você é aluno(a), diplomado(a) ou colaborador(a) da PUCRS, contate o Centro de Pastoral e Solidariedade, para verificar o período de inscrições, ou fique atento ao site www.pucrs.br/pastoral. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576 ou pelo e-mail voluntariado@pucrs.br

Se você não possui vínculo com a PUCRS, pode entrar em contato diretamente com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) pelo telefone (51) 3221-2318.

Venha conosco contribuir com a cultura da solidariedade!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.

CONTATO

Telefone: (51) 3320.5070

E-mail: voluntariado.hsl@pucrs.br – nair.frey@pucrs.br

Localização: Avenida Ipiranga, 6.690, 2º andar – Bairro Jardim Botânico – Porto Alegre, RS

Galeria Voluntariado