Ações em Rede celebram o Dia Nacional do Voluntariado

​​​​​​Com o objetivo de contribuir na elaboração de estratégias e ações para o desenvolvimento do Voluntariado neste segundo semestre, no dia 20 de agosto, das 14h às 16h, haverá um encontro online destinado aos colaboradores/as responsáveis pela articulação da iniciativa nos espaços de missão. A atividade contará com a assessoria do Pe. Vilson Groh e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Voluntariado, marcado para o dia 28 deste mês. Além do evento online, o Dia Nacional do Voluntariado será marcado por uma série de atividades virtuais. A partir de um roteiro formativo-celebrativo elaborado pela Coordenação de Pastoral, os/as voluntários/as serão convidados/as a participar de encontros online que contarão com momentos de oração, partilha e vivências. Também haverá ações nas redes sociais.​

Tempos de mudanças e desafios ​

Manter os/as estudantes motivados/as a participar de ações extraclasses como os grupos de voluntariado marista é uma das pautas dialogadas atualmente. Diante da realidade de incertezas e adaptações da rotina pessoal e escolar, fortalecer o compromisso com a Cultura da Solidariedade tem sido um dos desafios do voluntariado marista . No Colégio Marista Graças, em Viamão (RS), o programa segue ativo neste período de isolamento social. Os/as 30 estudantes que compõem o grupo se encontram de maneira online, todas as sextas-feiras à tarde e, juntos/as, já planejaram diversas ações solidárias como a doações de alimentos para instituições de caridade e para indígenas. Segundo a Coordenadora do Serviço de Pastoral da unidade, Katia Rocha, manter a atividade tem sido essencial para dar continuidade à missão de desenvolver o olhar solidário do grupo. “Os/as estudantes se fortalecem e ajudam outros/as a levar de forma mais tranquila este tempo de distanciamento dos amigos e da escola” afirma Katia. “Os encontros servem também para eles/as se verem e pensarem, em conjunto, estratégias de mudança”, explica. Assim como no Marista Graças, o voluntariado está presente em 20 Colégios e Unidades Sociais, na PUCRS e no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL)​. Essa atuação é uma forma de responder a um dos compromissos da instituição que consiste em promover a cultura da solidariedade e o voluntariado em realidades emergentes.

Sobre o Voluntariado Marista

Com cerca de 700 voluntários/as, a Rede Marista oportuniza iniciativas e experiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamentos específicos. O serviço de voluntariado pode ser realizado em entidades cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), colaborando com a promoção da vida e na construção da Cultura da Solidariedade. Clique aqui e saiba mais.​