Pesquisar

Ariel, o gato terapeuta, visita o Hospital São Lucas da PUCRS

05/04/2019

A fofura é a marca do visitante especial que passou pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) no dia 6 de abril. Ariel, o gato terapeuta, desfilou todo o seu charme pelos corredores da instituição e trouxe carinho e conforto para os pacientes da Pediatria. O felino da raça persa e a fisioterapeuta Thayanna Dellagustin foram convidados para falarem com a equipe assistencial sobre o trabalho que realizam na Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança), em Novo Hamburgo. Após a palestra, aconteceu o esperado encontro com a criançada, que se reuniu na sala do Serviço de Recreação do Hospital.

 

“Nossa proposta de atuação em atividades motoras com animais, visa beneficiar as crianças assistidas pela entidade (AMO Criança) na área de fisioterapia. O auxílio do gato terapeuta colabora com o desenvolvimento físico/motor das crianças e adolescentes”, explica Thayanna.

A ação foi uma iniciativa da equipe do Núcleo de Cuidados Paliativos do HSL. Criada em junho de 2017, ela surge para trazer apoio para amenizar e transformar o momento de sofrimento mesmo em situações terminais ou crônicas.  “A abordagem no cuidado paliativo é ampla, onde a gente não foca na doença, mas em controlar os diversos tipos de sofrimentos. Para conseguir isso, nós precisamos ter essa relação de empatia com o paciente, de compaixão. De sentar ao lado, ouvir, entender, conhecer quem ele é. Nessa caminhada no São Lucas, que está dentro da nossa proposta de oferecer um cuidado centrado no paciente e a humanização na assistência, uma equipe como a nossa consegue aturar de uma maneira muito abrangente, fazendo um trabalho multidisciplinar”, ressalta Marcia Alvarenga Da Trindade, enfermeira do Núcleo.

 

COMPARTILHAR: