Assembleia define horizontes da Rede Marista

29/11/2018

Capítulo Provincial reúne representantes de diferentes espaços de atuação para debater o Triênio 2019-2021

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, ocorre em Veranópolis (RS) o 2º Capítulo Provincial, a mais importante assembleia deliberativa da Rede Marista. Inspirados no tema Juntos, sejamos pontes e farol de esperança, mais de 70 Irmãos Maristas, lideranças e jovens representantes dos diferentes espaços de atuação definirão os rumos da instituição pelos próximos três anos. Durante o encontro acontece, também, a escolha dos membros do Conselho Provincial e Administrativo e a indicação do Vice-Presidente.

Na segunda-feira, dia 3, uma cerimônia irá reconduzir o Ir. Inacio Nestor Etges ao cargo de Irmão Provincial, principal liderança canônica da instituição. A nomeação se deu a partir de uma consulta realizada junto aos Irmãos da Rede Marista. Todos indicaram nomes e o perfil desejado para exercer a função e encaminharam ao Conselho Geral, em Roma, que avaliou o resultado e apontou o escolhido.

O Capítulo Provincial contará com a presença dos Irmãos Óscar Vicario, da Espanha, e Sylvain Ramandimbiarisoa, de Madagascar. Ambos fazem parte do Conselho Geral do Instituto Marista e serão assessores da Assembleia em companhia do Padre Carlos Gustavo Haas, Presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre e Capelão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Além disso, essa será a edição com o maior número de participantes que não são consagrados – os chamados Leigos, aqueles que se identificam e partilham da missão iniciada por São Marcelino Champagnat independente de terem vínculo empregatício ou não. Também conta com um número mais significativo de jovens, atendendo a um dos pedidos da assembleia anterior, realizada em 2015. Essas presenças têm muita importância durante os cinco dias de encontro e representam diferentes grupos ligados à instituição, fortalecendo a pluralidade de percepções que contribuem para a definição dos horizontes de atuação para os próximos três anos.

Acompanhe o 2º Capítulo Provincial

O portal da Rede Marista fará a cobertura do encontro, com envio de uma newsletter diária. Clique aqui para inscrever seu e-mail na lista de recebimento e neste link para acessar a seção especial do site sobre o Capítulo. No dia 3/12, às 19h, a cerimônia de posse do Ir. Etges será transmitida ao vivo pelo Facebook.

Sobre o tema

• ​​A frase que norteia a assembleia inicia lembrando que a atuação marista é essencialmente coletiva. A palavra juntos remete à importância de cada pessoa que dá continuidade à missão em todos os nossos espaços.
  • Na mesma perspectiva, pontes traz o sentido de sermos agentes de mudança, mensageiros da paz e comprometidos na transformação da vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
  • Por último, o termo farol de esperança afirma que devemos ser sinal de luz neste mundo turbulento. Reforça a necessidade de caminharmos como família global e de nos abrirmos para estar disponíveis para além das fronteiras religiosas.
Publicado em Imprensa do HSL | Tags: