apresentação

O Serviço de Clínica Médica contempla a especialidade chamada Medicina Interna, popularmente conhecida como “clínica geral”. O estudante de Medicina, ao terminar sua graduação é chamado de clínico geral. Porém, o profissional especializado em Medicina Interna precisa ingressar em uma pós graduação ou residência médica com duração de dois anos, pelo menos, para receber a titulação em Medicina Interna. Essa especialidade capacita o profissional a prestar concurso a outras especialidades dentro da clínica médica, tais como Gastroenterolotia, Pneumologia e Cardiologia.

Essa área de Medicina Interna abrange todas as especialidades, ou seja, quando um paciente não tem um diagnóstico estabelecido ou apresenta múltiplas doenças simultâneas, o médico internista é o mais indicado a conduzir o tratamento e prevenção desse paciente, muitas vezes concomitante a alguma especialidade clínica associada.

O médico internista atende pacientes internados tanto em emergências, unidades de terapia intensiva quanto em leito de enfermaria, por isso tem sido chamado de “hospitalista”. Nesse cenário, ele atua tanto no diagnóstico como no tratamento de doenças que envolvam as áreas de conhecimento da clínica médica em geral. Alem disso, dá suporte a todas as especialidades cirúrgias tanto no planejamento quanto no período apos a cirurgia, diagnosticando e tratando as mais diversas complicações, alem de dar suporte clinico em áreas afins, tais como Oncologia, Hematologia e Neurologia. No ambulatório, atua na prevenção de doenças, é capacitado a fazer avaliações pré-operatórias e seguimento de doenças crônicas em diferentes estágios.

O paciente atendido pelo médico internista é visto globalmente, abrangendo adultos, tanto jovens como idosos, em todo esse espectro de faixa etária. As doenças mais prevalentes na população, tais como hipertensão e diabetes, também são tratadas por médicos internistas.

O Serviço de Clínica Médica é composto, atualmente, por seis professores da Escola de Medicina, todos com formação em Medicina Interna além de especialidades como Endocrinologia, Cardiologia e Nefrologia. Os seis professores têm doutorado em suas áreas de expertise. Atuam tanto na internação quanto em ambulatórios. Um dos professores também está ligado à pós-graduação da PUCRS, oportunizando a entrada e desenvolvimento de pesquisadores a partir da residência em Clínica Médica. Além disso, o Serviço conta com um geriatra com formação em cuidados paliativos, que presta assistência aos pacientes além de também orientar os médicos residentes. Por fim, outro médico internista que tem atividades tanto na internação como nos ambulatórios de Medicina Interna, especialmente um ambulatório recentemente criado para seguimento dos pacientes que estiveram internados por COVID-19 e que necessitam seguimento ambulatorial.

Durante a pandemia por Coronavírus, o Serviço atual de forma fundamental na acolhida e terapia dos pacientes internados no Hospital São Lucas, tanto no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva, Emergência e leitos de enfermaria.

O Serviço dispõe de atendimento na internação e nos ambulatórios de Clínica Medica. Recentemente agregado o ambulatório de seguimento de pacientes pós-COVID, além da orientação por telemedicina dos pacientes que coletam pesquisa de Coronavírus no laboratório do Centro Clínico ou do HSL e que precisam orientação a respeito do que fazer com o resultado do exame, bem como todas as orientações clínicas que o paciente necessita.

novidades em destaque

Instagram

@hslpucrs

    encontre seu médico