MÊS DA BÍBLIA: VESTIR-SE DA NOVA HUMANIDADE

Durante setembro, a Igreja Católica no Brasil celebra o Mês da Bíblia, período em que se busca de maneira especial desenvolver o conhecimento da Palavra de Deus e sua vivência na vida cotidiana. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Neste ano, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração: “Vestir-se da nova humanidade!" (cf. Ef 4,24). O estudo sobre essa carta, que faz referência as primeiras comunidades cristãs, é um chamado a olharmos para a nossa forma de viver a fé em comunhão com os irmãos.

“Precisamos formar comunidades discipulares capazes de serem missionárias e atrair outros para o seguimento de Jesus", afirmou o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, durante evento formativo sobre o mês da Bíblia.

Carta aos Efésios

É uma carta deuteropaulina, ou seja, foi escrita por um dos seguidores do apóstolo Paulo e tem como tema principal a igreja e a vida comunitária. Essa carta, junto com os demais escritos desse período, demonstram como se edificaram as primeiras comunidades cristãs, buscando construir uma identidade de seguidores de Jesus Cristo em diálogo com os contextos culturais de sua época.

Sobre o Mês da Bíblia:

Para os católicos do Brasil, desde 1971, setembro é o mês dedicado à Bíblia, porém, desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 desse mês é comemorado o dia de São Jerônimo. Ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC. e foi presbítero e doutor da Igreja Católica. Sendo um grande estudioso das Sagradas Escrituras e responsável pela primeira tradução da Bíblia para o latim, chamada Vulgata, traduziu os Evangelhos do grego e o Antigo Testamento do hebraico. Ainda hoje, a Vulgata, embora revisada, é o texto oficial da Igreja de língua latina. Saiba mais sobre a história de São Jerônimo aqui .