Audácia e coragem de um jovem fundador

No dia 2 de janeiro de 1817, Marcelino Champagnat dava início a missão marista no mundo acolhendo os primeiros discípulos na pequena casa da Paróquia em La Valla. Natural do interior da França, Champagnat teve diversas dificuldades nos estudos durante a infância e, a ver que essa realidade de precariedade educativa não mudava, ele sentia a urgente necessidade de fundar uma Sociedade que pudesse, com poucos gastos, proporcionar às zonas rurais o ensino que os Irmãos das Escolas Cristãs ministravam nas grandes cidades.

Em sua biografia, escrita por João Batista Furet, fica explícito que a educação integral já estava pautada na proposta educativa marista desde a sua origem. "Ao fundar o Instituto, o Padre Champagnat não tencionava dar aos meninos apenas a instrução primária, nem apenas ensinar-lhes as verdades da fé. Dizia: 'Nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre seus deveres, ensinar-lhes a praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão" (FURET, João Batista, 1999  p.489)

Celebrar esse legado bicentenário nos impulsiona a renovar o compromisso com o sonho de Champagnat. Ser marista no mundo atual é continuar essa missão com sensibilidade, audácia e esperança, fazendo do seu serviço um testemunho para a construção de um mundo melhor.