Batalha Sipat engaja colaboradores do HSL na prevenção de acidentes de trabalho

A fim de conscientizar seus gestores e colaboradores, o Hospital São Lucas da PUCRS realizou, no último mês, a segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Com atividades interativas, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Instituição instigou a participação efetiva no evento por meio de ações como o corredor informativo, que reuniu colaboradores para explicarem e entenderem a importância de cada EPI, o GreNal dos colaboradores e Direção do HSL e a Batalha Sipat.  

Em forma de desafio, os integrantes da CIPA dividiram os setores do HSL em equipes e distribuíram diferentes tipos de equipamentos de proteção individual com o propósito de que cada um usasse a criatividade para incentivar o uso do material. Cada grupo pôde pensar em paródias, teatros e jogos para produzir um vídeo abordando a importância do uso dos EPI’s.  

De acordo com o presidente da CIPA, Rodrigo Castro, esta edição contou com 34% de adesão dos colaboradores ativos do hospital, que participam das dinâmicas direcionadas para cada grupo. “No segundo ano consecutivo da Batalha Sipat, nós desafiamos o hospital a usar o EPI como metodologia de conscientização sobre os acidentes de trabalho. Eles foram instigados para fazer uma apresentação de forma lúdica e interativa e falar sobre o uso correto para prevenção”, explica.  

Os vídeos foram apresentados ao time de jurados que selecionaram os 10 melhores trabalhos para a fase final, que consistia na apresentação ao vivo do material para todos os colaboradores. Após a encenação, o júri definiu os três vencedores da Batalha Sipat, que foram anunciados e premiados na reunião de lideranças da última segunda-feira, 12 de dezembro. O time de Nutrição recebeu o prêmio de 1º lugar, seguido do time do Ambulatório (2º lugar) e do time da Emergência (3º lugar).  

“É um evento extremamente significativo no qual aprendemos de forma lúdica sobre a prevenção de acidentes no trabalho. A batalha é uma iniciativa que envolve todo hospital em um esquema de competição em que os times precisam representar e defender o seu EPI. Nosso time do Ambulatório defendeu o uso da máscara, para isso, fizemos uma paródia de uma música da Xuxa com as paquitas, com direito a confecção própria do figurino”, ressaltou a enfermeira coordenadora dos Ambulatórios, Celita Fraporti.  

O diretor geral Saulo Mengarda parabeniza o desempenho e criatividade de todos durante a ação. “Chegamos à final de mais uma Batalha Sipat, que contou com diversas ações realizadas com intensa participação de todas as equipes, gestores e colaboradores do hospital. Parabéns aos vencedores desta edição e a todos os colaboradores do HSL que se engajaram com a iniciativa”, finaliza.