Bypass Gástrico: especialista explica o que é a técnica e para que casos é indicada

Considerada uma das cirurgias mais realizadas no mundo, a técnica Bypass Gástrico é realizada por meio da diminuição do estômago através de grampeamento, sem retirar nenhuma parte do órgão ou do intestino. O procedimento é feito por um desvio, reduzindo o espaço para o alimento e levando-o ao interino inicial, o que acarreta em alterações hormonais que proporcionam saciedade e diminuição da fome do paciente.  

Segundo Claudio Mottin, chefe do Centro de Obesidade Mórbida e Síndrome Metabólica (COM) do Hospital São Lucas da PUCRS, o Bypass é um procedimento seguro, eficaz e tem baixo índice de complicações, além de proporcionar ótima perda de peso e possibilidade de melhora na qualidade de vida.  “A cirurgia é indicada para pacientes que possuam índice de massa corporal (IMC) acima de 35 e doenças metabólicas ou para aqueles com o IMC acima de 40 que não, necessariamente, tenham patologias relacionadas”, explica o especialista. 

Novas regulamentações de associações brasileiras e internacionais alteraram recentemente a indicação aos pacientes que possuem IMC entre 30 e 35, considerados como casos especiais que podem realizar o procedimento em situações de neoplasias metabólicas, como diabetes, por exemplo. “É necessário realizar uma avaliação multidisciplinar para definir as condições do paciente. A partir disso, ele passa por uma equipe que realiza toda avaliação nutricional, psicológica e clínica, entre outras especialidades, e após as ponderações, o paciente retorna para que possamos discutir as questões técnicas”, ressalta Mottin.  

Saiba mais 

O Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do HSL é uma das maiores clínicas bariátricas do país para o tratamento clínico da obesidade, intervenção cirúrgica para obesos, colocação de balão intragástrico e acompanhamento multidisciplinar pré e pós-cirurgia bariátrica. Integrada ao Hospital São Lucas da PUCRS, a clínica possui diversas certificações nacionais e internacionais para o tratamento da doença metabólica. Mais informações sobre consultas e agendamentos podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99982-1726