Carnaval: especialista dá dicas para curtir as festividades do feriado sem oferecer riscos à saúde

Com a proximidade do Carnaval, a população costuma reunir-se em grandes festas onde é estimulada a ingerir alimentos mais calóricos, bebidas alcóolicas e refrigerantes. A nutricionista do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica (COM) do Hospital São Lucas da PUCRS, Bruna Minosso, alerta que esse consumo, se exagerado, pode ocasionar a inflamação do organismo, além de o indivíduo desfocar seu objetivo pessoal.  

“É importante mantermos o equilíbrio fazendo refeições mais completas, optando por ter todos os grupos alimentares nas refeições, como saladas, vegetais, proteína, leguminosas e carboidrato”, explica a especialista. Além disso, Bruna ressalta que não é interessante ficar muito tempo em jejum e pular refeições. “Se realizar alguma refeição fora de casa, observe os ingredientes do seu pedido e verifique se a temperatura de conservação está adequada, garantindo a segurança alimentar”, destaca.  

Intercalar bebida alcóolica com água, investir em frutas ricas em vitaminas e minerais e água de coco para hidratação também são dicas da nutricionista. “Podemos curtir o feriado sem extremos, equilibrando a rotina é possível ter momentos especiais”, finaliza.