Colaboradores participam de evento em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Em um corredor repleto de informações, o grupo de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) do Hospital São Lucas da PUCRS realizou nesta quarta-feira, 23, o evento Prevenção à morte súbita: como identificar e realizar um primeiro atendimento em caso de PCR. A iniciativa contou com atividades lúdicas e interativas a fim de informar as causas e formas de identificação de uma parada cardiorrespiratória, assim como o procedimento correto que deve ser feito em casos de PCR.

O evento reuniu colaboradores de diferentes áreas do HSL, incluindo as áreas administrativas. Para a faturista do setor de Faturamento da Instituição, Daniela Clock, é preciso ter acesso a treinamentos como esse para que seja possível ajudar tanto pacientes em emergência quanto colegas de trabalho. “Nós da área administrativa não temos o conhecimento técnico, por isso é importante ter esse conhecimento para que possamos salvar vidas”, enfatizou.

Com a participação dos alunos da Escola de Ciências e da Saúde e da Vida da PUCRS, por meio dos estudantes do curso de Enfermagem, ao longo do dia foram expostos estandes com atividades voltadas às causas, à identificação, às formas de prevenção à Morte Súbita e à realização do primeiro atendimento de uma parada cardiorrespiratória. “A PCR é um problema mundial de saúde, em que mais de 95% das mortes súbitas ocorrem fora do ambiente hospitalar. Por isso, o resultado positivo depende da reanimação cardiopulmonar precoce de alta qualidade e de rápida desfibrilação nos primeiros minutos”, destacou a coordenadora assistencial das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do HSL, Viviane Benin Piedra Cueva.

A coordenadora assistencial da Emergência do HSL, Fatima Roieski Noato, reforça que a capacitação dos colaboradores é importante para conscientizar a prevenção e expor as principais causas da PCR. “O evento possibilitou reconhecer os sinais de deterioração clínica para identificar uma parada cardiorrespiratória, chamar ajuda e iniciar as compressões com qualidade até a chegada da equipe especializada”, finalizou.