Comitê de Acreditação Internacional –Qmentum confirma recertificação da Acreditação Diamond do Hospital São Lucas da PUCRS

Instituição conquista novamente uma das mais conceituadas acreditações de qualidade, segurança do paciente e gestão corporativa em saúde do mundo

O Hospital São Lucas da PUCRS recebeu a confirmação da recertificação internacional Qmentum, após a semana de avaliação realizada pelo time de auditores nacionais e internacionais (representantes do QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization). O trabalho permanente de enxergar o paciente no centro das decisões e práticas de excelência em gestão, qualidade e segurança assistencial, garantiram pela segunda vez consecutiva (a primeira foi em 2018), ao HSL a acreditação Diamond, uma das mais rigorosas certificações internacionais e com elevado nível de exigência.

“A confirmação da renovação desta certificação internacional é sinônimo de muito orgulho para a nossa instituição Marista. Mesmo diante a cenários desafiadores, como o que a pandemia nos impôs, estarmos inseridos no grupo de elite de instituições internacionais, que colocam o paciente no centro do cuidado e que trabalham governança profissionalmente, nos monstra estarmos no caminho certo reforçando nossa missão de cuidar, desenvolver e inovar, através da assistência, ensino e pesquisa, contemplados nas ações do projeto de reposicionamento e sustentabilidade do nosso hospital.”, destaca o diretor geral do HSL, Leandro Firme.

“A recertificação Qmentum é fruto do trabalho das equipes na melhoria contínua dos padrões de excelência em qualidade e segurança assistencial. Ao longo dos últimos anos, mesmo em um cenário de adversidades, a instituição seguiu no aprimoramento e na qualificação dos processos, fortalecendo a cultura de segurança institucional. Iniciativas como o PIQ (Programa Integrado da Qualidade), metodologias de treinamentos ativas e o envolvimento das equipes foram as principais estratégias utilizadas no engajamento dos colaboradores com foco no cuidado seguro”, complementa a coordenadora de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente do HSL, Ana Carolina Campos.

Metodologia QMentum

A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, sendo aplicada no Brasil pelo QGA por meio da aliança com a HSO – Health Standards Organization. A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas. O objetivo é diversificar os métodos de avaliação para entregar mais valor aos pacientes, clientes e ao sistema de saúde.

Os padrões utilizados na metodologia ajudam as organizações a avaliarem a qualidade da prestação de serviços no local de atendimento e a incorporar uma cultura de qualidade, segurança e cuidado centrado no paciente e na família em todos os aspectos.

As avaliações são realizadas por equipes de avaliadores experientes e que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente, inovador e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países pelo mundo.