Da emergência ao pós-alta: HSL lança + Cardio, serviço completo de assistência ao coração


Exames, consultas, cardiologista de plantão 24 horas por dia e linha exclusiva de cuidados – como intervenção diagnóstica e cirúrgica - estão entre os serviços oferecidos


O Hospital São Lucas da PUCRS lança nesta terça-feira, 22, o + Cardio, que reúne toda a expertise dos profissionais em cardiologia e a estrutura completa de atendimento neste campo. Em um único lugar e com fluxo seguro, os pacientes encontram consultas, exames e procedimentos de alta complexidade, além de uma emergência com cardiologista sete dias por semana, 24 horas por dia. O atendimento também conta com uma linha exclusiva de cuidados, com profissionais que darão suporte aos médicos e acompanharão o paciente nas particularidades do tratamento, para oferecer um atendimento personalizado, incluindo o monitoramento pós-alta.


O chefe do Serviço de Cardiologia do hospital, Dr. Paulo Caramori, ressalta que o modelo atende a uma premissa da área: a que cada minuto conta. “O + Cardio otimiza e qualifica o atendimento ao paciente com doenças cardiovasculares em todas as suas etapas, desde a porta de entrada até os cuidados no pós-internação. É um modelo que respeita o paciente e disponibiliza experiência profissional associada à melhor tecnologia em cada fase do atendimento”.

Para o Dr. Eduardo Saadi, chefe do serviço de cirurgia cardiovascular, o + Cardio demonstra toda a integralidade de um atendimento com a força do hospital São Lucas, com uma linha de cuidados completa. “Temos aqui toda uma infraestrutura que hoje nos possibilita fazer os procedimentos com máxima segurança, com o uso de ecocardiograma transesofágico em todos os procedimentos, em cirurgias cardíacas minimamente invasivas”.


Leandro Firme, diretor-geral do HSL, ressalta que o projeto une precisão, agilidade, acolhimento e tecnologia e o grande objetivo é gerar valor e experiências positivas aos pacientes e a todo ecossistema de saúde. “O + Cardio nasceu diante de uma das várias soluções integradas e acessíveis à saúde que o Hospital São Lucas da PUCRS disponibiliza e entrega à sociedade. Sob a perspectiva de uma linha de cuidados da Cardiologia, contamos com a exclusividade e experiência dos nossos médicos especialistas, pesquisadores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional. Todos são altamente capacitados para cuidar da saúde e integridade das pessoas, desde a sua chegada a um dos serviços disponibilizados até o monitoramento no pós-atendimento”, ressalta.


Confira o que integra o + Cardio:


Emergência cardiológica 24 horas, sete dias por semana


Com um cardiologista de plantão em tempo integral, o paciente é recebido com agilidade e precisão e em poucos minutos tem o seu diagnóstico. Na emergência, ele conta com uma sala específica, com fluxo seguro e totalmente separado de outros atendimentos. O paciente tem à disposição, ainda, procedimentos intervencionistas, como cateterismo e angioplastia, sete dias por semana, 24 horas por dia.


Consultas com especialistas


Os cardiologistas possuem a expertise necessária e todo o conhecimento de pesquisa e inovação para atender aos pacientes em casos de diferentes complexidades. As consultas são realizadas no novo Espaço Saúde Marcelino Champagnat, referência ambulatorial e multidisciplinar do hospital. Lá, atendem especialistas em cardio-oncologia, arritmias, insuficiência cardíaca, cardioclínica, cardiologia isquêmica, miorcardiopatia hipertrófica, valvulopatias, hipertensão resistente e dislipidemia. Todos prontos para promover um atendimento integral à saúde.


Exames de alta qualidade e precisão


O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do HSL está equipado com tecnologia de ponta para realizar diversos exames na área cardiológica, como ecocardiograma transtorácico e transesofágico, ressonância magnética cardíaca, angiotomografia de coronárias e Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), além de testes ergométricos e Holter (eletrocardiograma contínuo e portátil por 24 h). O CDI possui diversos convênios e os laudos ficam disponíveis online para o paciente e para o médico.


Tecnologia de ponta para procedimentos de alta complexidade


O Centro de Diagnóstico e Tratamento Intervencionista (CDTI) conta com equipe especializada e experiente, e equipamentos de última geração oferecendo a mais completa estrutura para realização de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos minimamente invasivos. No local, é possível realizar uma ampla gama de intervenções cardiovasculares, como implantação de stents coronarianos, tratamento percutâneo da estenose aórtica (TAVR) e da insuficiência mitral (intraclip), oclusão percutânea do forame oval patente (FOP), da comunicação interatrial (CIA) e fechamento do apêndice atrial esquerdo, bem como o tratamento avançado de arritmias, implante de marcapasso, de cardiodesfibrilador implantável e terapias de ressincronização cardíaca. Também conta com os mais modernos procedimentos de diagnóstico por imagem, como o ultrassom intravascular (IVUS) e a análise de reserva de fluxo fracionado (FFR).


Unidades de Terapia Intensiva cardiológicas


A Unidade de Terapia Intensiva coronariana é pioneira e dedicada à medicina intensiva cardiovascular, especializada no atendimento de pacientes com síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca e arritmias, bem como outras condições cardiovasculares agudas ou crônicas agudizadas que necessitam de suporte intensivo. É formada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos cardiointensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem especializados e experientes reunidos numa estrutura que promove pesquisa, ensino e cuidado integral ao paciente. Já a Unidade de Terapia Intensiva Pós-Operatória de Cirurgia Cardíaca garante um atendimento preferencial a quem se recupera de procedimentos de alta complexidade.


Linha de cuidados exclusiva


Com o acompanhamento de uma profissional durante todo o tratamento, o paciente, seus familiares e o médico têm a segurança de um atendimento acolhedor e personalizado, com o auxílio no agendamento de exames, consultas e procedimentos; autorizações junto aos convênios, e repasse de informações. Ou seja, em um único local e de forma ágil, o paciente e o médico encontram soluções e tudo o que necessitam.


Saiba mais em hospitalsaolucas.pucrs.br/maiscardio.