Epstein-Barr: vírus causador da mononucleose influencia desenvolvimento de doenças autoimunes

No último final de semana, o Epstein-Barr, vírus que acomete cerca de 90% da população mundial e é conhecido como causador da mononucleose (doença do beijo), tem tido forte repercussão na mídia após a cantora Anitta divulgar seu diagnóstico. O vírus pertence à família da herpes e, na maioria das vezes, é responsável por infecções leves em crianças e adultos. Após a infecção, o microrganismo não é eliminado do corpo e fica entre as células, aumentando a incidência para o desenvolvimento de doenças autoimunes, como é o caso da Esclerose Múltipla.

Segundo o neurologista do Hospital São Lucas da PUCRS e integrante do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes, Dr. Douglas Sato, a relação entre o Epstein-Barr com a Esclerose Múltipla se dá devido às características semelhantes com a proteína da mielina, que é o alvo da doença. “Esse mimetismo acaba enganando nosso sistema imune e provocando inflamações que são características dessa doença”, explica. Não existe, até o momento, um tratamento específico para a patologia, mas o especialista destaca que vacinas estão sendo desenvolvidas para que seja possível diminuir o diagnóstico de doenças autoimunes.

O Epestein-Barr tem como principais características o inchaço nos gânglios, tosse e perda de apetite, sintomas que podem ser confundidos com os de doenças respiratórias comuns, como a gripe. Por esta razão, para confirmar o diagnóstico é recomendado procurar atendimento médico e realizar um exame sorológico para identificar a presença de anticorpos.

Mais informações

O Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais renomados da área de Dermatologia, Reumatologia, Neurologia, Pneumologia e Gastroenterologia. Além da estrutura para consultas e exames específicos, o espaço possui um espaço para infusão ou aplicação subcutânea de medicamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3868 ou pelo WhatsApp (51) 98502-1128.