Hormônio solar e verão: entenda a importância da vitamina D

Conhecida como uma ação de hormônios, a vitamina D é responsável pela regulação dos níveis de cálcio no sangue e do metabolismo dos ossos, assim como pela absorção de cálcio e fósforo no organismo, que é essencial para o fortalecimento ósseo. Doenças como osteoporose, osteomalácia e raquitismo, além do aumento do risco de fraturas, estão relacionadas à ausência do hormônio, principalmente na população de risco composta por idosos, gestantes, lactentes, público com doenças crônicas e pacientes com histórico de fraturas ósseas  

Estabelecida no corpo na forma da vitamina D3 (colecalciferol), a vitamina tem como principal fator de produção a luz solar, que dependerá de questões como o tom da pele, a estação do ano, e o local e tempo de exposição. Além disso, existem outras fontes de absorção da vitamina que também podem auxiliar no equilíbrio da dosagem, que são os alimentos de origem animal, como gema de ovo, iogurte e leite. Contudo, apenas o consumo de alimentos ricos em vitamina D não é suficiente, por isso, a exposição solar é importante.  

Conforme explica o endocrinologista e metodologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Leonardo Barbi Walter, a reposição medicamentosa é prescrita somente quando necessário e quando a luminosidade solar não for o suficiente.   “É importante evitar a automedicação, pois sabemos que a intoxicação por vitamina D é um quadro grave que pode elevar o nível de cálcio no sangue e levar até a óbito”, ressalta. As consequências ocorrem, pois o excesso de suplementação pode causar enfraquecimento dos ossos, entre outras situações que podem levar ao desenvolvimento de pedra nos rins e arritmia cardíaca.