Hospital São Lucas da PUCRS abre chamada de voluntários para a vacina contra a dengue

A partir desta segunda-feira (20), o Hospital São Lucas da PUCRS da início ao recrutamento de voluntários para a fase final da pesquisa da vacina contra a dengue, que vem sendo desenvolvida junto ao Instituto Butantan, de São Paulo. No Centro de Pesquisa do HSL serão selecionados voluntários entre 18 e 59 anos, saudáveis e não gestantes que ainda não tiveram Dengue.

O estudo é coordenado pelo infectologista e diretor técnico do HSL, Dr. Fabiano Ramos, que também foi o responsável pelos testes da vacina contra o coronavírus na instituição. Para ele, a testagem do imunizante contra a dengue é um avanço de extrema importância na ciência, com acesso universal da dose que deve entrar no calendário do SUS até 2024. “Desenvolver uma vacina de dose única, bastante segura e com uma eficácia alta traz realmente uma esperança de diminuição da doença e, principalmente, de casos graves como os que tem acontecido com aumento significativo neste ano”. 

Fabiano ressalta que esse é um resultado buscado há muitas décadas. “Há mais de cinquenta anos, pesquisadores tentam desenvolver um imunizante eficaz contra a doença e, até o momento, há somente uma vacina disponível e ela é restrita a quem teve dengue previamente. Isso limita muito sua utilização”. No primeiro semestre de 2022 o Rio Grande do Sul teve quase o triplo de casos de dengue do que no mesmo período do ano passado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Em abril, o percentual de aumento no país foi de 139% em comparação com o mesmo mês em 2021.

Para se voluntariar basta se inscrever através do formulário clicando aqui. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com o Centro de Pesquisas Clínicas do HSL nos telefones (51) 33203260 ou (51) 33205610, em horário comercial.