Hospital São Lucas é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a receber certificação nacional por cozinha sustentável

O Hospital São Lucas da PUCRS é a primeira instituição do Rio Grande do Sul a receber a certificação nacional do programa Green Kitchen, que visa reconhecer instituições que possuem cozinhas sustentáveis. Por meio de um questionário e de comprovações registradas, o projeto identifica os pontos positivos e os que precisam ser adaptados dentro do ambiente hospitalar a fim de que seja possível gerar o bem tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.  

O objetivo da iniciativa é restringir o número de descartáveis, orientar quanto à alimentação saudável, diminuir o consumo de carne vermelha, usar menos aditivos e mais temperos naturais, assim como reduzir a utilização de alimentos industrializados. Além disso, a certificação também analisa o processo de reciclagem, por meio da segregação e destinação correta dos resíduos gerados nas cozinhas. “Quem consome uma alimentação saudável em um ambiente sustentável, reconhece os benefícios de um prato bem-preparado pelos sabores naturais e de uma digestão tranquila, que também pode prevenir alergias, dores de cabeça e diversas disfunções gástricas”, explica a coordenadora de Nutrição do HSL, Luciane Carvalho.  

A certificação é feita por etapas, em que são somados pontos e quanto maior a pontuação, maior o número de Green Pins que a instituição possui. Atualmente, o HSL possui o Green Pin 3, validado a partir das questões que o hospital já promove. “Agora é uma evolução anual para alcançarmos a pontuação máxima. Conseguimos comprovar que já temos uma boa segregação e destinação dos resíduos, nos preocupamos constantemente com a alimentação, pensando em usar temperos naturais e não oferecer frituras, além de já estarmos reduzindo os descartáveis”, ressalta a nutricionista.  

Luciane também afirma que a certificação é uma forma de demonstrar aos pacientes, familiares e colaboradores que o hospital se preocupa com a saúde utilizando produtos registrados e de qualidade. “Nos atentamos com o meio ambiente, por causa da segregação dos resíduos de uma forma geral e, também, com o que geramos de resíduos químicos, tanto na sanitização quanto na higienização do ambiente. Além disso, temos muito cuidado com a diminuição de poluentes no ar”, explica a gestora.  

“A certificação é uma consequência do nosso trabalho de qualidade, do controle, da segurança e da preocupação com o impacto tanto na sociedade como no meio ambiente. Com o selo Green Kitchen temos o reconhecimento dessas atividades diárias do Hospital São Lucas e, a partir disso, poderemos prestar um melhor serviço para os pacientes e colaboradores que usufruem desses alimentos produzidos na instituição”, pontua o diretor-geral, Saulo Mengarda.