HSL-PUCRS está entre os Centros de Pesquisa escolhidos para testar vacina contra o coronavírus

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) foi um dos selecionados pelo Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e produção de imunobiológicos do mundo, para realização dos testes clínicos da vacina contra o novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Para o Diretor Geral do HSL, Leandro Firme “é uma grande honra ter a possibilidade de fazer parte de um movimento histórico, junto a outros hospitais e centros de pesquisa de referência no Brasil e no mundo, na busca da vacina efetiva e segura contra a COVID-19". O líder do projeto e chefe de serviço de Infectologia do Hospital, Fabiano Ramos, ressalta que os pesquisadores do HSL estão preparados para conduzir os estudos voltados à população do Rio Grande do Sul. “Estamos otimistas e não vamos medir esforços para alcançarmos os resultados necessários", afirma Ramos. O Centro de Pesquisa Clínica do HSL integra mais de 30 investigadores dedicados a descobertas de novos medicamentos. O centro é especializado na condução de rigorosos testes, chamados de ensaios clínicos, utilizados para validar a eficácia e segurança de novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos antes que cheguem ao mercado. Atualmente são mais de 200 estudos em andamento. O Hospital ainda aguarda os desdobramentos e orientações do Instituto Butantã para realização das testagens da vacina.