HSL RESPONDE: QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MONONUCLEOSE E A ESCLEROSE MÚLTIPLA?

Neurologista do Hospital explica pesquisa recente que relaciona o vírus Epstein-Barr às duas patologias

Pesquisas recentes revelam que duas doenças completamente diferentes possivelmente têm a mesma origem através de um vírus chamado Epstein-Barr.

Esse vírus é mais conhecido por ser o causador da Monucleose, uma doença infecciosa que causa fadiga, febre e irritações na pele, entre outros sintomas. O tratamento é simples: repouso, ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos.

Contudo, segundo estudos realizados recentemente na América do Norte, o Epstein-Barr também pode estar relacionado ao aparecimento da Esclerose Múltipla (EM), uma doença neurológica autoimune e crônica. A pesquisa revela que muitos pacientes não demonstram sintomas ou apresentam quadro de Mononucleose ao serem infectados pelo Epstein-Barr, mas que 90% das pessoas na América do Norte já foram infectadas com o vírus. “Esse vírus, como qualquer um da família do Herpes, pode ficar latente no organismo por anos, se adaptando às células imunológicas, e essa pode ser uma causa de Esclerose Múltipla, assim como de outras doenças que esse vírus pode causar, como alguns tipos de linfomas”, explica o especialista e neurologista Dr. Jefferson Becker, do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL.

Becker, esclarece que, na Esclerose Múltipla, não se sabe o real fator causador, mas se acredita que existe uma predisposição genética e alguns fatores ambientais de gatilho que fazem com o que o quadro apareça. “Não basta uma coisa só”, ressalta. O Neurologista explica que o mais importante, tanto para os médicos quanto para os pacientes, é que exista a procura por atendimento caso surjam sintomas de Esclerose Múltipla. Os mais comuns são alteração da sensibilidade, diminuição da força, da visão, da coordenação e do equilíbrio, além da perda do controle da urina.

 “Caso algum desses sintomas se manifeste por pelo menos 24h, em um lado do corpo, nas duas pernas ou nos quatro membros, principalmente em pacientes jovens, é obrigatório pensar e investigar uma possível EM”, destaca.

Além do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes, o Serviço de Neurologia do HSL conta com diversos especialistas e uma estrutura completa para serviços complementares e multidisciplinares. Para agendar sua consulta ou exame, entre em contato pelo telefone (51) 3320.3000 ou pelo WhatsApp (51) 98502-1128.