Maio Vermelho: especialista alerta para campanha de prevenção ao câncer bucal

Conscientizar a população e dos profissionais da área da saúde sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da boca. Esse é o objetivo da campanha Maio Vermelho, criada por especialistas para alertar pacientes sobre os riscos da patologia. Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, o tumor maligno afeta a região dos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.  

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimasse que cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca já foram registrados no Brasil neste ano, sendo 580 apenas no Rio Grande do Sul. A doutora em Estomatologia Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS, Maria Antônia Zancanaro de Figueiredo (foto), explica que homens entre 40 e 55 anos, tabagistas, consumidores de bebidas destiladas e pacientes diagnosticados com o vírus do Papilomavírus Humano (HPV) ou da imunodeficiência humana (HIV), são os mais vulneráveis ao desenvolvimento do câncer bucal.  

“Os principais sinais de alerta que devem ser observados são lesões na região dos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas na língua, gengiva e céu da boca, nódulos no pescoço e rouquidão persistente”, destaca Dra. Maria Antônia. “Em caso de alterações, é importante buscar atendimento de um cirurgião dentista ou especialistas em estomatologia para acompanhamento clínico”, finaliza a doutora.  

Mais informações 

O Serviço de Estomatologia do Hospital São Lucas da PUCRS, localizado no segundo andar da instituição (Av. Ipiranga, 6690, Jardim Botânico, Porto Alegre), é um centro de referência para tratamento de doenças como o câncer de boca. Saiba mais sobre consultas e agendamentos por meio do telefone (51) 3320-3254.