Outubro Rosa: entenda a diferença entre mamografia e ecografia

Uma das perguntas mais frequentes feitas em consultas oncológicas é: qual exame de imagem devo fazer para detectar o câncer de mama?. A oncologista do Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas, Isabela Miranda, informa que os exames são diferentes, pois a mamografia é o principal exame para avaliação das mamas e tem a recomendação de ser realizada a partir dos 40 anos, enquanto a ecografia é considerada um exame complementar para casos específicos. 

“A mamografia é um exame que pode ter desconforto, mas que é fundamental para a detecção da doença. Além disso, apesar da recomendação de idade, as pacientes que têm histórico familiar de câncer de mama devem começar o rastreamento de forma precoce. É importante é nunca deixar de fazer as consultas e o acompanhamento com um médico ginecologista”, destaca.

A partir dos mamógrafos, equipamentos que realizam a mamografia, é possível obter uma visualização mais detalhada de possíveis alterações na glândula mamária. Além disso, as imagens possibilitam a identificação de nódulos a partir de 3 milímetros de diâmetro. Já a ecografia mamária, que é realizada a partir de uma sonda ecográfica e é colocada sobre a mama, pode ser realizada em qualquer idade, não tendo a recomendação como a mamografia, conforme indicado por Isabela. Nessa modalidade, é possível observar a mama e detectar anomalias, sendo uma forma complementar com outras técnicas de imagem.