Paxlovid: primeiro medicamento contra Covid-19 é aprovado pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) aprovou a venda em farmácias do Paxlovid, medicamento utilizado para tratamento de Covid-19, nesta semana. Desenvolvido pela Pfizer, o remédio consiste em uma combinação de dois antivirais, o nirmatrelvir e o ritonavir, que, juntos, realizam uma ação efetiva contra à doença.

Segundo o infectologista e diretor técnico do Hospital São Lucas da PUCRS, Fabiano Ramos, a medicação deve ser utilizada quando o diagnostico é precoce, ou seja, no início dos sintomas. “Com o remédio, é possível reduzir o ciclo viral e os sintomas do paciente, evitando a grave evolução da doença”, explica. A venda só é permitida mediante a apresentação de prescrição médica, portanto os pacientes devem procurar atendimento clínico já no início dos sintomas gripais.

“É importante ressaltar que mesmo com a medicação, alguns pacientes ainda podem ter a tendência de desenvolver casos graves e que o remédio não invalida a necessidade da vacinação da população”, destaca o especialista. Além da venda em farmácias, a Anvisa também disponibilizará a medicação para hospitais particulares do país e prevê que o fabricante priorize o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS).