Protagonismo, gestão e sustentabilidade: HSL e Escola de Negócios da PUCRS realizam segunda edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças

Nesta terça-feira, dia 12, os coordenadores, gerentes e diretores do Hospital São Lucas da PUCRS concluíram mais um ano do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, iniciativa realizada em parceria com a Escola de Negócios da PUCRS. Com o propósito de dar continuidade ao desenvolvimento das principais lideranças do hospital e avançar no modelo de gestão para sustentabilidade financeira da instituição, por meio do protagonismo dos gestores, a qualificação possibilitou o fortalecimento da autonomia dos colaboradores no contexto complexo de saúde.

Ao longo dos meses de curso, os gestores tiveram disciplinas de segurança psicológica, comunicação e feedback, assim como de lean office, gestão ágil de processos, jornada da experiência do paciente e fundamentos econômicos-financeiros. Além disso, as lideranças puderam participar de momentos de conexão, em que foram trabalhados a conexão e a visão sistêmica frente aos desafios do mercado de saúde.

Durante a entrega das certificações, o diretor geral do HSL, Saulo Mengarda, parabenizou todas as lideranças que participaram da qualificação. "Hoje encerramos mais uma edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, uma etapa de desenvolvimento e crescimento das nossas lideranças que é extremamente importante para o movimento do nosso hospital. Agradeço o trabalho de toda a equipe de Gestão de Pessoas que desenvolveu esse projeto tão importante para nós", destaca.

Segundo a gerente de Gestão de Pessoas, Patrícia Mesquita Fonseca Campos, o projeto deste ano foi baseado no planejamento estratégico e nas ações da instituição. "A partir disso, os grupos desenvolveram projetos de inovação e melhoria para que pudéssemos melhorar, cada vez mais, as nossas operações", explica.

Para a coordenadora do curso e professora que ministrou as aulas do PDL, Loraine Bothomé Müller, uma das coisas mais fascinantes foi visualizar o crescimento de maturidade e potencial do grupo. "Neste segundo ano, eles apresentaram projetos muito mais consubstanciados e foi incrível ver a evolução de cada liderança", completa.