QUALIDADE DE VIDA: QUE TAL COMEÇAR A COLOCAR EM PRÁTICA A HIGIENE DO SONO?

Todos nós já experimentamos ao menos uma vez a consequência de uma noite mal dormida. Cansaço, estresse, intolerância emocional e sonolência são apenas alguns exemplos de como nos sentimos no dia seguinte. "O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida," afirma a Dra. Marine Trentin, neurologista do hospital São Lucas da PUCRS.


Nosso desempenho diário é nitidamente melhor quando dormimos bem e a prática da higiene do sono nos proporciona saúde, equilíbrio, qualidade de vida e aumento da longevidade. Adquirir bons hábitos na hora de dormir ajuda na manutenção do equilíbrio físico, mental e emocional do corpo. Confira as dicas da Dra. Marine e coloque em prática agora mesmo:

  1. Valorize o seu sono. Você sabia que uma boa noite de sono é capaz nossos circuitos cerebrais? Restringir  sono pode fazer com que tenhamos relações e atitudes sociais irracionais.
  2. Coma bem. Manter uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para uma boa noite de sono. Evite alimentos pesados à noite, o que pode provocar interrupção do sono e refluxo.
  3. Evite estímulos a partir da última hora da tarde, como café, refrigerante, chás e chimarrão. Estas bebidas podem atrapalhar o seu descannso.
  4. Cuidado com as luzes... Sabia aquela mania de dar uma última olhadinha no celular antes de se deitar? Ela é extramente prejudicial. A luz azul das telas, inclusive, prejudica a produção de melatonina, o hormônio que promove e mantém o sono.
  5. Exercitar-se regularmente. A prática de exercícios físicos é capaz de liberar hormônios que provocam a sensação de bem estar, incluindo para a hora de descanso.
  6. Cultivar bons pensamentos e praticar atividades relaxantes também é uma boa saída para evitar uma noite de sono mal dormida.
  7. Orar e meditar ajudam na manutenção do equilíbrio físico, mental e emocional do corpo. Que tal praticar isso antes de dormir?

A Dra. Marine ainda acrescenta que dormir bem é sinônimo de cuidar de nossa memória, pois é durante o sono que armazenamos e reorganizamos toda a informação recebida ao longo do dia! Então, uma coisa é fato: não podemos viver sem dormir bem. Esperamos que essas dicas lhe ajudem a colocar a higiene do sono em prática!