Rotinas intensas da população podem estar associadas ao aumento de diagnósticos de câncer colorretal

Na última semana, a cantora Preta Gil divulgou que foi diagnosticada com câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, aos 48 anos de idade. Os casos da patologia nesta idade não costumam ser comuns, tendo a maioria dos diagnósticos após os 50 anos, mas novos estudos realizados por pesquisadores da área da medicina oncológica apontaram que há um aumento na incidência dos casos de câncer de colorretal em pacientes acima de 45 anos.  

Segundo a oncologista do Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Dra. Luciana Viola, o estilo de vida da população pode ter contribuído para esse acontecimento devido às rotinas intensas e aceleradas. “Por esta razão, as mudanças de hábitos de vida estão associadas a uma melhora na diminuição do risco dessa neoplasia, como diminuir a ingestão de álcool e de alimentos ultraprocessados, aumentar o consumo de vegetais e a prática de atividades físicas”, destaca a especialista.   

O câncer de intestino é um dos que mais atingem homens e mulheres no Brasil e no mundo e, na maioria dos casos, a doença é curável se detectada precocemente e se não tenha se espalhado para outros órgãos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), grande parte dos tumores iniciam a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parte interna do intestino grosso.