Viver Bem: Hospital São Lucas é vencedor do Top Ser Humano 2021

Case premiado apresenta ações de humanização e valorização dos colaboradores 

Na última quarta-feira (24), o Hospital São Lucas da PUCRS, comemorou o prêmio Top Ser Humano, pelo projeto Viver Bem, junto com diversos convidados e patrocinadores do evento, no Leopoldina Juvenil.

Programa Viver Bem, gerou uma série de ações humanizadas, visando minimizar os efeitos da pandemia nos funcionários, principalmente nos que estão na linha de frente. O projeto inteiramente pensado pelo Hospital São Lucas da PUCRS, venceu o Top Ser Humano 2021, que é uma das premiações mais cobiçadas do país na área de Gestão de Pessoas, promovida pela da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).  Dando reconhecimento ao HSL, como uma organização que valoriza o ser humano.

Por razões pandêmicas, o último ano, foi repleto de exaustão por parte dos profissionais de saúde do Hospital São Lucas da PUCRS e demais instituições. Por isso, o programa Viver Bem, foi tão importante, quando, além de todo o desgaste físico e emocional de nossas equipes, o hospital teve 690 colaboradores com resultados positivos para coronavírus, sendo afastados e/ou internados. Além disso, outras centenas de profissionais ficaram longos períodos em distanciamento do trabalho por integrarem grupos de risco, por dores articulares e ou burnout. O diretor geral do Hospital São Lucas da PUCRS, Leandro Firme, explica a importância do cuidado “Cuidar de quem cuida, sempre foi uma premissa prioritária em nossa gestão.”

Neste sentido, foram criadas ações em que comportavam os seguintes pilares estratégicos: O acolhimento, com atenção integral aos colaboradores afastados e recepção especial no retorno ao trabalho, quando foram entregues flores e cartinhas de crianças da rede marista. O cuidado a quem cuida, com a criação do programa Conta Comigo e atendimento psicológico e psiquiátrico aos colaboradores; e o reconhecimento, homenageando, ao longo do ano, todos os colegas que atuaram com tanta bravura diante do contexto. Desde grandes projeções nos prédios da saúde à vídeos de homenagem, O programa segue desenvolvendo ações relevantes para os colaboradores ao longo de 2021, para ressaltar a importância de seu bem-estar à instituição. A Coordenadora Assistencial dos Ambulatórios e integrante do programa Viver Bem, Celita Fraporti, fala sobre a importância do evento e o cuidado com os colaboradores que a Instituição preza “Este prêmio é de todo hospital, de todos os colaboradores, que lutaram bravamente contra a covid-19. Esse é o significado de todo o nosso esforço e dedicação. “