Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Pesquisar

Conheça os principais mitos sobre a doação de sangue

04/06/2018

Conheça os principais mitos sobre a doação de sangue

Segundo estimativas do ministério da saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular de sangue. A falta de informação colabora para que esse número seja tão baixo. Dessa forma, esclarecemos alguns mitos que acabam gerando dúvidas na hora de doar sangue:

1 – Diabéticos não podem doar sangue?

Mito: Diabéticos podem doar sangue sim, desde que a doença esteja controlada apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais.

2 – Posso doar sangue todo mês?

Mito: A doação de sangue deve realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Nosso corpo precisa de um prazo para se recompor totalmente após a doação.

3 – Idosos não podem doar sangue?

Mito: Desde 2013, houve aumento na idade máxima dos doadores de sangue pelo ministério da saúde. Atualmente, é permitido a doação de sangue por pessoas que possuam entre 16 e 69 anos.

4 – A doação de sangue é proibida a pessoas que possuem piercing e tatuagem?

Mito: Apenas pessoas com piercing na cavidade oral ou órgãos genitais não podem realizar a doação, pois são locais mais suscetíveis a infecções do que outras áreas do corpo. Após a realização de tatuagens ou colocação de piercing nas demais regiões do corpo, a doação pode ser feita após um ano, pois é o tempo adequado para manifestações de doenças contagiosas que possam ser transmitidas pela agulha.

5 – Quem doa sangue uma vez terá de doar para sempre, pois a doação pode “engrossar” ou “afinar” o sangue?

Mito: Se você doar uma vez, não será obrigado a doar sempre, essa é uma decisão voluntária. Da mesma forma, que a doação não influencia na consistência do sangue.

6 – Quem usa remédios contínuos não pode doar sangue?

Mito: Uso de medicamentos será analisado caso a caso. O importante é informar o tipo de remédio que faz uso contínuo ou se usou algum medicamento, como analgésicos ou anti-inflamatórios, nos últimos dias. Quem toma anticoncepcional, anti-hipertensivo (a maioria deles) ou diurético, por exemplo, pode doar normalmente também.

6 – Não posso doar sangue no período menstrual?

Mito: O fluxo menstrual não influencia de forma alguma a coleta do sangue. Neste caso, o que vai definir se você pode ou não doar sangue é o teste de hematócrito, realizado minutos antes da doação, onde será avaliado se você está apta ou não.

7- doar sangue enfraquece o organismo?

Mito: Após uma doação, o sangue tende a normalizar rapidamente e, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador sendo reposto todo o volume doado nas primeiras 24 horas após a doação.

agora que já esclarecemos alguns mitos, que tal fazer a boa ação do dia e ajudar a salvar vidas? Uma doação pode salvar até quatro pessoas!

Onde: 2º andar do hospital (Av. Ipiranga, 6690 – porto alegre)

Quando: de segunda a sexta-feira – das 8h às 18h30min
Sábado – das 8h às 12h, mediante agendamento (exceto feriados)