Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Pesquisar

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma alerta sobre a gravidade da doença silenciosa

26/05/2018

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma alerta sobre a gravidade da doença silenciosa

De acordo com a OMS a doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo, perdendo apenas para a Catarata

 

Dia 26 de maio é marcado em todo o país pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Uma das principais causadores de cegueira, a doença afeta aproximadamente 900 mil pessoas no país. Segundo o oftalmologista do Hospital São Lucas da PUCRS, José Amadeu, o glaucoma acontece na maioria das vezes quando a pressão intraocular está aumentada “O nervo óptico pode ser danificado, afetando o campo de visão gradativamente”, explica.

 

A doença tem como característica a perda da visão de forma progressiva e geralmente silenciosa. De acordo com o especialista, alguns fatores podem agravar o quadro, especialmente em pessoas acima de 40 anos com registro familiar da doença. “Histórico familiar pode apresentar o risco de desenvolvimento do Glaucoma em uma escala seis vezes maior do que pessoas que não possuem parentes com a doença”, afirma Amadeu. Afrodescendentes com idade superior a 40 anos, diabéticos e pessoas com PIO elevada também estão no grupo de risco da doença.

Outras motivações para o aumento da doença são a utilização de corticosteroide e má circulação ou redução da perfusão sanguínea no nervo óptico. Consultas periódicas com medição da pressão intra-ocular e exame de fundo de olho podem prevenir a perda de visão irreversível.

COMPARTILHAR:
Publicado em Imprensa do HSL