Emergência

Atendimento

Atendimento particular e por convênios* (consulte seu convênio sobre a disponibilidade de atendimento).

Mais informações: (51) 3320-3000

Emergência Adulto

Com foco na qualidade e segurança, a Emergência do Hospital São Lucas da PUCRS possui um serviço resolutivo, eficiente e completo, que realiza atendimento adulto 24h por dia.

A emergência do HSL é referenciada pela rede de saúde do município para atendimentos de média e alta gravidade. Com essa definição, os pacientes SUS que necessitem de atendimento neurológico, cardiológico, oncológico, entre outras especialidades, serão direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Hospital São Lucas da PUCRS.

Vocação para média e alta gravidade

As doenças crônicas estão entre as principais causas de óbitos no Brasil e no mundo. Consideradas “doenças silenciosas”, a hipertensão, diabetes, câncer, obesidade, doenças cardíacas, entre outras, atingem grande parte da população, sobretudo adulta e idosa, e requerem acompanhamento especializado. O HSL possui tradição nessas áreas, e destaca-se por possuir, no seu corpo médico, especialistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente.

Diferenciais
  • Atendimento em traumatologia, clínica médica e especialidades de média e alta gravidade, 24 horas por dia.
  • Estrutura de ponta para prestar a melhor assistência ao paciente e seus familiares.
  • Qualificado corpo clínico aliado a capacidade técnica de uma das melhores Escolas de Medicina do Brasil.
Equipe Multidisciplinar Médica Assistencial

A equipe multidisciplinar é composta por Médicos, Enfermeiros, Assistente Social, Psicologia, Nutrição, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Equipe Técnica especializados em atendimentos de urgência e Emergência, seguindo os protocolos de qualidade e segurança no cuidado do paciente adulto.

Classificação de risco

Seguindo uma tendência mundial nos serviços de emergência, os atendimentos são classificados por ordem de prioridade.

A ordem de atendimento no ProntoPUC é determinada pela gravidade clínica. Todos os pacientes passam por uma triagem especializada, que, após uma avaliação de risco, classifica o caso dentro de uma escala de cores, sendo a cor vermelha usada para os mais graves e a cor azul para os menos urgentes. Essa classificação garante a todos os pacientes o melhor prognóstico, independente da ordem de chegada e priorizando sempre os casos mais complexos.

Os cinco níveis

Emergência:

Risco de morte. Necessidade de atendimento imediato.

Muita Urgência:

Situação de alto risco, necessidade de atendimento o mais breve possível.

Urgência:

Necessidade de atendimento rápido, mas pode aguardar.

Pouca Urgência:

A situação pode esperar atendimento.

Não Urgência:

São situações que podem ser atendidas eletivamente.

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