Ensino de excelência internacional no Serviço de Cirurgia da Mão

21/01/2019

Programa de Residência em Cirurgia da Mão do Hospital São Lucas da PUCRS recebe alunos estrangeiros anualmente

O ensino em saúde está na essência da atuação do Hospital São Lucas da PUCRS. Essa excelência na formação de profissionais é reconhecida no Brasil e no exterior. Um exemplo da qualidade desse trabalho é o Programa de Residência em Cirurgia da Mão. Responsável pela formação de 45 especialistas na área ao longo de sua história, o projeto conta anualmente com a participação de estudantes internacionais. Já participaram do programa médicos de Uruguai, Argentina, Chile, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.

Essa conexão estrangeira surgiu antes mesmo da formação do Serviço no Hospital. O Chefe do Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva do HSL e decano da Escola de Medicina da PUCRS, Jefferson Luis Braga da Silva, realizou a sua formação na França e criou uma grande rede de contatos. “Lá o sistema de residência é interessante, pois o médico não fica em um único hospital. É como se praticasse sobre mão congênita em Porto Alegre, sobre trauma em Caxias, sobre a cuidado do adulto em Uruguaiana. Com isso, eu conheci muita gente, já que eu ficava quase um ano em cada lugar, e essas pessoas voltaram para os seus países. Por isso, recebemos e encaminhamos muitos alunos para fora, para aprender junto com esses outros especialistas que estão espalhados no mundo”, relata.

Eles vêm ao Brasil atraídos pela grande estrutura oferecida pelo Hospital, composta por um exclusivo e bem equipado laboratório de treinamento em microcirurgia e um hospital de ponta para atuação prática, e pela qualidade dos professores e demais profissionais. Atualmente, o Serviço conta com quatro residentes brasileiros e um colombiano. O objetivo é manter esse projeto e a atuação internacional a longo prazo, recebendo de forma consistente os estudantes estrangeiros.

“No ano 2012 cheguei ao Hospital São Lucas da PUCRS por indicação de um colega estrangeiro, fiquei surpreso com a infraestrutura da Universidade e do hospital. No dia que conheci ao prof. Jefferson foi o início da minha vida acadêmica. Conheci o Laboratório de Habilidades Clínicas e graças a ele consegui um ótimo treinamento em Microcirurgia, a especialidade em Cirurgia de Mão e o Mestrado acadêmico. Juntos criamos os cursos de Introdução à Microcirurgia e o Curso Básico de Cirurgia Plástica para acadêmicos de Medicina, além de reativar a Residência em Cirurgia de Mão conseguimos mais de 20 publicações em revistas nacionais e estrangeiras. Definitivamente o meu treinamento na área cirúrgica foi ótimo e a imersão em publicações científicas foi a melhor aquisição na minha vida profissional”, conta Renato Matta, natural de Lima, Peru.

Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva

Lançado em 1992, o Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital São Lucas da PUCRS é reconhecido pelo trabalho de excelência desenvolvido na área. Com atendimento ambulatorial e de urgência (24 horas por dia), a equipe atua na assistência aos casos de trauma, malformações e doenças degenerativas. A pesquisa cientifica é outro destaque do setor, com ampla produção nas áreas de cirurgia da mão, microcirurgia reconstrutiva, retalho, nervo periférico, regeneração nervosa, cirurgia plástica reparadora, trauma, cirurgia experimental e reimplante.

Chance de atuação prática em um hospital de ponta ao lado de profissionais reconhecidos, como o Dr. Jefferson Braga da Silva (foto), está entre os motivos que atraem os estudantes internacionais.

COMPARTILHAR:
Dr. Jefferson Braga da Silva realizando uma cirurgia