Hospital amplia oferta de leitos para atender casos de Covid-19

14/08/2020

Atento ao cenário de expansão da pandemia do coronavírus, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS) ampliou sua oferta de leitos para o enfrentamento da Covid-19. Foram disponibilizados 14 novos leitos de UTI Covid-19 e outros 44 designados para a Enfermaria que atende pacientes com a doença. Ao longo dos últimos meses, o crescimento de leitos de UTI Covid-19 no HSL saltou de 5 para 46. Na Enfermaria as unidades disponíveis passaram de 12 para 104.

Para o diretor-geral do Hospital, Leandro Firme, a iniciativa de expansão busca trazer respostas para os desafios atuais. “Esse movimento reforça o nosso compromisso diante da sociedade, que tem uma necessidade imediata de assistência. Precisamos fazer a nossa parte para que a população tenha amparo nos momentos mais críticos dessa pandemia”, salienta.

Segundo o diretor-técnico do Hospital, Dr. Saulo Bornhorst, as mudanças realizadas recentemente buscam fortalecer de forma segura a rede hospitalar no enfrentamento à pandemia. “A situação é bastante difícil e nos toca muito. Além da oferta de leitos, temos feitos todos os movimentos necessários para não interferir nos demais atendimentos de alta complexidade realizados diariamente, mantendo áreas focadas exclusivamente no tratamento da Covid-19”.

Além do envolvimento direto no tratamento de pacientes infectados, o Hospital também tem atuado de forma intensa no estudo da vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Desde o último sábado, 8/8, a equipe responsável pela pesquisa tem recebido os profissionais da saúde que são voluntários para a aplicação do protótipo do imunizante.

COMPARTILHAR:
Publicado em Imprensa do HSL