Hospital cria inédito Centro de Tratamento para doenças autoimunes

05/10/2020

As doenças autoimunes, como Esclerose múltipla, Psoríase, Artrite reumatoide, Vitiligo, doença de Crohn e Lúpus, intrigam a medicina há anos. Por conta do difícil diagnóstico e tratamento, especialistas do mundo inteiro buscam respostas para as perguntas mais complexas que envolvem boa parte das mais de 80 enfermidades dessa natureza, conhecidas por atacarem o sistema imunológico contra uma estrutura do próprio organismo.

A fim de otimizar esse processo, o Hospital São Lucas da PUCRS criou um Centro de Tratamento multidisciplinar inédito no Sul do Brasil dedicado às doenças autoimunes,  que permitirá às pessoas fazerem consultas com médicos de referência em doenças autoimunes de diversas especialidades, realizarem exames e, por fim, receberem o medicamento infundido. Tudo de forma rápida e em um só lugar. A estimativa é promover um ganho de meses ou até mesmo anos no tempo em que os pacientes levam normalmente para receber um diagnóstico e iniciar o tratamento.

A partir de um escopo multidisciplinar, o Centro realizará atendimentos personalizados, analisando o paciente como um todo, com diferentes especialidades, tais como Neurologia, Reumatologia, Dermatologia e Gastroenterologia, trabalhando em conjunto. Os consultórios, equipamentos e toda a estrutura de atendimento ao paciente ficarão localizados no Espaço de Saúde Marcelino Champagnat, no 2º andar do complexo hospitalar.

Para o médico reumatologista Deonilson Schmoeller, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa emergiu a partir do feedback dos próprios pacientes. “Acompanhamos as dificuldades inerentes ao tratamento das doenças autoimunes e por isso queremos tornar a experiência do paciente a mais completa e tranquila possível”, ressalta. Schmoeller constitui um grupo de diversos médicos reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos com doenças autoimunes.

A novidade também é celebrada pelo diretor-geral do Hospital São Lucas, Leandro Firme: “o Centro de Doenças Autoimunes surge a partir do nosso compromisso principal de apresentar uma proposta integrada e inclusiva, unindo eficiência e valor a todo ecossistema de saúde”, destaca.

Pacientes conveniados podem agendar atendimento pelo telefone (51) 3320 3000.

COMPARTILHAR: