Hospital formaliza contrato para testes da CoronaVac e prepara seleção de voluntários

Na manhã de hoje, 10/7, ocorreu a assinatura do contrato que oficializa o Centro de Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS como um dos 12 centros do país que irão realizar os testes clínicos da vacina contra o novo Coronavírus no Estado. Segundo Leandro Firme, diretor geral do HSL-PUCRS, esse é mais um passo importante na caminhada para a testagem da vacina. “Esse ato, embora simbólico, alimenta o sentimento de esperança que nutrimos em meio a esse cenário tão desafiador. É um alento para a sociedade e para a vida como um todo”, celebra. A partir dessa formalização, o Hospital direciona seus esforços para a organização interna, mobilizando o corpo técnico, administrativo e operacional que está consolidado em uma equipe de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, equipe administrativa e técnicos em laboratórios. O espaço destinado ao estudo já está preparado no Centro de Pesquisa Clínica do complexo hospitalar visando o início das atividades. O recrutamento de voluntários será iniciado na próxima semana a partir de um link específico de inscrição que será divulgado no portal do HSL-PUCRS. “Com as informações e diretrizes do Instituto Butantan, estamos preparando as nossas equipes para organizar as próximas etapas e procedimentos, com intuito de iniciar o processo de testagem assim que possível”, completa Dr. Fabiano Ramos, líder do estudo e chefe do Serviço de Infectologia da instituição. Seleção de voluntários Para participar do estudo, os voluntários deverão ser profissionais da saúde e maiores de 18 anos. Devem estar atuando na assistência de casos da COVID-19 e não ter contraído a doença. Não poderão participar do estudo mulheres gestantes ou que estejam amamentando, bem como as que manifestem o desejo de engravidar durante os próximos três meses consecutivos. Também são excluídos do estudo pessoas que possuam doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças e/ou uso de medicações que comprometam o sistema imunológico. Sobre o Centro de Pesquisa do Hospital São Lucas da PUCRS O Centro de Pesquisa Clínica do HSL integra mais de 30 investigadores dedicados a descobertas de novos medicamentos. O centro é especializado na condução de rigorosos testes, chamados de ensaios clínicos, utilizados para validar a eficácia e segurança de novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos antes que cheguem ao mercado. Atualmente são mais de 200 estudos em andamento. O Hospital ainda aguarda os desdobramentos e orientações do Instituto Butantan para realização das testagens da vacina.