Hospital São Lucas lança ambulatório PÓS-COVID com atendimento multidisciplinar

19/04/2021

Recentes estudos têm demonstrado como as sequelas da COVID-19 podem afetar a qualidade de vida e alertam para os sintomas persistentes como falta de ar, dor no tórax e fadiga, além de outros que se manifestam em diferentes partes do organismo. Para proporcionar um atendimento especializado a quem teve a doença, o Hospital São Lucas da PUCRS possui agora o ambulatório Pós-COVID. A estrutura, localizada no Espaço Saúde Marcelino Champagnat, conta com especialistas em pneumologia, neurologia, endocrinologia e cardiologia, oferecendo um atendimento humanizado e atento a cada paciente. Além disso, o paciente poderá ser encaminhado a outras especialidades, como fonoaudiologia, psicologia, nutrição e fisioterapia; e o médico poderá solicitar exames laboratoriais e de imagem, que podem ser feitos no próprio hospital.

Segundo o pneumologista Roberto Tonietto, um dos especialistas do ambulatório, até 20% das pessoas com sintomas moderados de coronavírus ficam com queixas residuais após a fase aguda da doença. “Entre estas, as mais comuns são falta de ar, dor ou desconforto no tórax, tosse e fadiga”. O pneumologista destaca ainda o *atendimento multidisciplinar presente no ambulatório. Ele explica os sintomas que podem se manifestar em diferentes partes do organismo:

“No âmbito endocrinológico, temos visto que alguns pacientes apresentam, após a contaminação, alterações na taxa glicêmica (açúcar no sangue) pela própria doença ou pelo tratamento recebido. Outro sintoma comum é o enfraquecimento de ossos e músculos. Em relação ao cérebro, alguns pacientes apresentam alterações da memória ou eventos vasculares cerebrais, como o AVC. Já pela perspectiva cardiológica, a COVID pode piorar ou disfarçar doenças do coração, incluindo isquemias e tromboses. Por isso, é tão importante procurar um médico e acompanhar esses sintomas”.

Para o diretor-geral do HSL, Leandro Firme, as consequências da pandemia, principalmente relacionadas aos acometimentos provocados pelo coronavírus, são reais e precisam ser acompanhadas pelas equipes de saúde desde o diagnóstico ao pós-infecção. “Estamos atentos e preocupados com a continuidade do tratamento que não findam na alta do paciente e, por isso, assumimos um protagonismo e ofertamos cuidados de saúde através de uma equipe médica e multidisciplinar altamente qualificada. É um grupo de profissionais apto para trazer conhecimento, segurança e, acima de tudo, qualidade de vida as pessoas pós-infectadas com este vírus”.

O atendimento no Hospital São Lucas ocorre de forma particular ou através de inúmeros convênios, com fluxos seguros para receber o paciente, que pode agendar sua consulta presencial após 14 dias do início dos sintomas e com ausência de febre ou piora respiratória, ou, antes, pelo modelo de telemedicina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51. 985021128 ou pelo link https://abre.ai/poscovidhsl, de autoagendamento da instituição.

COMPARTILHAR: