HSL participa de simulado de incidente com múltiplas vítimas

06/12/2018

A ação teve o intuito de testar os serviços de saúde de Porto Alegre

No dia 1º de dezembro, o Hospital São Lucas da PUCRS participou do simulado de incidente com múltiplas vítimas (IMV) que envolveu toda a rede de atendimento de Porto Alegre. A iniciativa ocorreu no Senac Saúde, em Porto Alegre, participaram do cenário 23 instituições e cerca de 200 pessoas no total. O HSL recebeu quatro vítimas simuladas sendo uma delas classificada como vermelha (grave) e três classificadas como amarelas.

No Hospital, integraram a atividade a área de Emergência e alunos do curso de Graduação em Enfermagem da PUCRS, que representaram as vítimas graves, além do Setor de Treinamento e Desenvolvimento, do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, que trabalharam na organização do evento.

“Em parceria com a Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, nós realizamos treinamentos com metodologias ativas que simulam situações de desastres e catástrofes internas e externas ao hospital. Este tipo de evento permite integrar os serviços de saúde, dando visibilidade ao HSL como um hospital que prioriza qualificar o processo assistencial. O exercício simulado recria cenários baseados em condições de risco existentes e atuar nesse contexto permite avaliar a resposta coordenada da instituição para abordar uma situação que envolva múltiplas vítimas, elencando nossos pontos positivos e também principais pontos de melhorias”, explica a Enfermeira do Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas do HSL, Bárbara Garnize.

Publicado em Institucional