Modelo Assistencial

Fundamentado na Missão Institucional, o Modelo Assistencial do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) integra-se ao propósito de ampliar o reconhecimento nacional e internacional como hospital de referência na assistência, na formação de profissionais (ensino), na geração de conhecimento (pesquisa) e na gestão, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sociedade. A destacada trajetória da assistência, do ensino e da pesquisa na área da Saúde do HSL, somada às tecnologias assistenciais e educativas produzidas a partir de evidências científicas (prática baseada em evidências), decorrem do investimento de pesquisadores e profissionais que mobilizam, a cada dia, a inovação na saúde, com tecnologias assistenciais de ponta, promovendo uma assistência integral, de excelência e segura para os pacientes e suas famílias.
 
A assistência integral é entendida na perspectiva de cuidado integral. Com base em pressupostos teóricos de Watson1, o cuidado é entendido como ciência, embasado em um sistema humanístico que se concretiza: pela interpessoalidade; pela promoção da saúde; pelo desenvolvimento pessoal e familiar; pelo acolhimento e respeito à diversidade e pelo entendimento de que o cuidado abarca conhecimento científico, tecnológico e humano.  Portanto, a assistência integral requer conhecimentos e ações interdisciplinares que atendam às necessidades bio-psico-sociais-espirituais de cada pessoa e de sua família.
 
A assistência integral pressupõe excelência em todas as etapas do cuidado para com as pessoas/pacientes e suas famílias, incluindo a estrutura ambiental, tecnológica e humana (equipes interprofissionais). O cuidado interprofissional mobiliza diferentes saberes necessários para a assistência integral, requerendo de cada profissional o desenvolvimento de atitudes e ações colaborativas (cuidado colaborativo), tendo como propósito central e comum a todos, a pessoa a ser cuidada e sua família.
 
Referência: 1 Talento B. apud George JB. Jean Watson. In: Teorias de enfermagem: dos fundamentos à prática profissional. 4 ed. Porto Alegre: Artmed. 2000.
 
 
PREMISSAS NORTEADORAS 

  • Foco no paciente e na família
  • Acolhimento
  • Equipe Interdisciplinar
  • Cultura de Segurança
  • Atitude
  • Transparência
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