Serviço de Neurocirurgia

APRESENTAÇÃO

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital São Lucas conta com uma equipe especializada e estrutura de ponta para a realização de cirurgias de urgência/emergência, de internações e cirurgias eletivas, de atendimentos em ambulatórios no HSL e  nos consultórios no Centro Clínico da PUCRS.

Os profissionais utilizam tecnologia de última geração, incluindo microscópio cirúrgico, aspirador ultrassônico, endoscópio, monitorização neurofisiológica intraoperatória. Além disso, atuam em conjunto com o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do HSL e o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (INSCER), contribuindo para maior precisão diagnóstica, planejamento terapêutico e cirúrgico e no campo da pesquisa científica.

Principais doenças

 

* Epilepsias refratárias (devido a esclerose hipocampal, displasias corticais, malformações cerebrais, dentre outras causas);

* Tumores cerebrais, como gliomas e matástases, meningiomas, tumores de hipófise e região selar, tumores intraventriculares; cistos de aracnóide;

* Tumores medulares, hérnias de disco, estenose do canal vertebral;

* Lesões vasculares do Sistema Nervoso Central: aneurismas cerebrais, cavernomas, malformações e fístulas arteriovenosas (MAVs);

* Hematomas subdurais e extra-durais, intraparenquimatoso e hemorragia subaracnóide;

* Hidrocefalias;

* Nevralgia do trigêmeo;

* Patologias Pediátricas: tumores cerebrais, craniofaringiomas, tumores intraventriculares, cisto de aracnóide, tumores medulares, hidrocefalia, craniossinostose, meningomieloceles.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Entre os diferenciais do Serviço está o tratamento cirúrgico da Epilepsia, através do Programa de Cirurgia da Epilepsia. Em funcionamento desde 1992, foi pioneiro na região Sul e é referência no Brasil e na América Latina, tendo investigado e operado mais de 2 mil pessoas. O programa foi formado por iniciativa dos chefes dos serviços de Neurologia e Neurocirurgia do HSL à época, respectivamente, Jaderson Costa da Costa e Eduardo Paglioli. Atualmente, a equipe é coordenada pelo neurocirurgião Eliseu Paglioli Neto e pelo neurologista André Palmini e formada ainda por neuropsicólogos, neurorradiologistas e neuropediatras. Pacientes de todos os estados do País, além de Argentina, Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai, Honduras e Estados Unidos, já foram atendidos. O índice de complicações apresentado é baixo. Em alguns tipos específicos da doença, os resultados alcançados estão entre os melhores do mundo. O Centro de Diagnóstico por Imagem, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e o Serviço de Medicina Nuclear são parceiros no atendimento.

Destacam-se ainda o tratamento de tumores do sistema nervoso central, com equipe multidisciplinar, incluindo neurocirurgiões especializados em microcirurgia e endoscopia, equipe de radioterapia, oncologia clínica e otorrinolaringologia; e o tratamento de lesões vasculares do sistema nervoso central com neurocirurgiões especializados em microcirurgia vascular e equipe de neurorradiologia intervencionista.

CHEFE DO SERVIÇO

Eliseu Paglioli Neto 

EQUIPE MÉDICA

Eduardo Beck Paglioli

Antonio Carlos Cunha Heemann

João Guilherme Valentim Neto

Thomás Moré Frigeri

Ricardo Chmelnitsky Wainberg

DÚVIDAS FREQUENTES
A cirurgia tem risco?
Quanto tempo dura a cirurgia? É muito demorada?
Um familiar meu tinha muita dor de cabeça e sofreu uma hemorragia devido a um aneurisma. Tenho sentido muitas dores de cabeça ultimamente. Devo me preocupar?
CONTATO


COMPARTILHAR: