Hospital São Lucas da PUCRS tem papel decisivo na redução da fila de radioterapia pelo SUS em Porto Alegre
Estrutura, parcerias e agilidade da Instituição foram fundamentais para conquista inédita da rede pública de saúde
15 de Julho de 2025Porto Alegre alcançou um feito inédito na saúde pública: a fila de espera para radioterapia oncológica e tratamento de câncer de mama pelo SUS foi zerada pela primeira vez. A marca histórica, registrada em 11 de julho, é resultado de uma mobilização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com hospitais estratégicos da cidade — entre eles, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), que teve papel central na absorção dos atendimentos com agilidade e resolutividade.
Com expertise em alta complexidade, equipe multiprofissional especializada e parceria com a Oncoclínicas, o Centro de Oncologia do HSL PUCRS contribuiu diretamente para a resposta célere aos casos regulados. A redução no tempo médio de espera para início da radioterapia, que passou de 26 dias para apenas dois, só foi possível graças à articulação entre diagnóstico precoce, capacidade instalada e organização dos fluxos assistenciais.
“Esse resultado expressa o compromisso do Hospital São Lucas com a saúde pública. É uma entrega que envolve profissionais altamente qualificados, estrutura moderna e uma gestão que entende a urgência de cada caso oncológico”, afirma o diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRS, Oswaldo Balparda.
Equipe do Centro de Oncologia recebeu o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter (ao centro), na última sexta-feira (11). Na foto, Ir. Valdícer Fachi, diretor-adjunto do HSL PUCRS, Ana Bampi, gerente assistencial, Dr. Fernando Obst, coordenador da Unidade de Radioterapia, Oswaldo Balparda, diretor-geral do HSL PUCRS, Rafaela Davila, coordenadora assistencial e o Dr. Fabiano Ramos, diretor técnico do Hospital
A estrutura de oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS, desenvolvida em parceria com o Grupo Oncoclínicas — líder nacional em tratamento do câncer e parceiro do Dana-Farber Cancer Institute (Harvard Medical School) — é um dos pilares da assistência oncológica de alta complexidade em Porto Alegre. O Centro de Oncologia oferece atendimento completo em quimioterapia, radioterapia e suporte multidisciplinar, com padrão internacional de qualidade. A unidade conta com tecnologias de última geração, como o acelerador Halcyon-E, além de uma equipe formada por médicos que também atuam como pesquisadores no Centro de Pesquisa Oncológica (CPO). O serviço é integrado à OC Care - Linha de Cuidado, que garante acolhimento personalizado desde o primeiro atendimento, promovendo agilidade, segurança e acesso coordenado aos diferentes serviços. A atuação conjunta de profissionais de diversas áreas assegura um cuidado abrangente e humanizado para pacientes do SUS e da saúde suplementar.
Agilidade e integração
A conquista da fila zerada também foi impulsionada por outras ações estratégicas da SMS, como o fortalecimento da regulação e o apoio de instituições parceiras, como o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O alinhamento entre diagnóstico, oferta de serviços e agilidade na tomada de decisão permitiu o encaminhamento rápido dos pacientes mais graves, com base em critérios de prioridade clínica.
No caso da oncologia de mama, a ampliação da oferta de exames por meio das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) e a ativação de novos equipamentos — como o mamógrafo do Hospital Vila Nova — também contribuíram para acelerar o acesso ao tratamento. Com isso, o tempo médio para início do atendimento caiu de 11 dias, em dezembro, para dois dias, em junho.
Compromisso com a saúde pública
O envolvimento do Hospital São Lucas da PUCRS, em parceria com a Oncoclínicas, reforça sua atuação como instituição de ensino, pesquisa e assistência comprometida com o cuidado integral. A colaboração com o poder público demonstra como a união entre diferentes setores pode ampliar o acesso, reduzir desigualdades e fortalecer a rede SUS.
“Oferecer tratamento oncológico em tempo oportuno não é apenas uma meta operacional, é uma responsabilidade ética com a vida de cada paciente. Para nós, esse é o verdadeiro sentido do cuidado”, destaca o Dr. Fernando Obst, coordenador da Unidade de Radioterapia do Hospital São Lucas da PUCRS.