Oncologia busca integração para alcançar excelência

31/03/2017

O Serviço de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) conta com uma nova chefia médica. O oncologista André Poisl Fay chega ao posto buscando aprimorar a conexão entre as diversas atividades desenvolvidas dentro do HSL nas áreas de assistência, ensino e pesquisa, trazendo reflexos positivos tanto para o aprendizado dos alunos quanto para a qualidade do atendimento prestada aos pacientes. “A ideia é que possamos construir um centro de oncologia vinculado com a produção acadêmica e pesquisa. Queremos introduzir ideias de multidisciplinaridade e internacionalização, fortalecendo a formação de novos profissionais. Dessa forma, desenvolveremos reputação para sermos reconhecidos como uma grande referência no tratamento do câncer”, explica.

Além da integração com a Escola de Medicina, outro ponto valorizado será a relação com a pesquisa clínica. Os ensaios clínicos desenvolvidos no Centro de Pesquisa Clínica do HSL (CPC) serão cada vez mais estimulados e integrados ao trabalho da assistência, pois trazem um grande impacto no cuidado do paciente, que tem acesso a drogas de última geração, e no desenvolvimento de conhecimento.

Por fim, destaca-se ainda a remodelação dos processos da Unidade de Tratamento Clínico, que conta com uma nova área física, inaugurada em 2016. Entre os pontos abordados estão o desenvolvimento de protocolos assistenciais, a avaliação de custo/efetividade dos tratamentos realizados, a produção de pesquisas focadas em áreas de interesse e tipos de câncer mais prevalentes na nossa população, entre outros.

André Poisl Fay

Formado pela Faculdade de Medicina da PUCRS, em 2007, André Poisl Fay possui residência em medicina interna pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, e em oncologia clínica, pela PUCRS. Em junho de 2013, iniciou um research fellowship, no Dana-Farber Cancer Institute, hospital associado da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. Ficou no local durante dois anos, período em que integrou o Lank Center for Genitourinary Oncology, e permanece vinculado à Instituição como pesquisador visitante. É doutor em Medicina e Ciências da Saúde (Nefrologia) no programa de Pós-graduação da PUCRS e, desde 2015, professor da Universidade.