Papa Francisco doa respiradores para o HSL

27/08/2020

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS) recebeu um reforço do Vaticano para o combate à Covid-19. Nesta quinta-feira, 27/8, um representante enviado pelo Papa Francisco esteve no complexo hospitalar para formalizar a doação de quatro respiradores e um aparelho de ultrassom utilizado para exames de captação de imagens de tecidos ou fluxos sanguíneos.

O emissário Antonio Guizzetti foi recebido em Porto Alegre pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, pelo reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, e pelo diretor-geral do Hospital, Leandro Firme. Durante a visita, o grupo circulou pelas dependências do HSL, passando pelo Centro Clínico, Centro de Diagnóstico de Imagem e também pelos ambulatórios onde atualmente é conduzido o estudo da testagem da vacina contra o coronavírus.

Doação foi formalizada na manhã desta quinta-feira

Os equipamentos doados foram direcionados para a UTI que acolhe exclusivamente os pacientes com Covid-19. Como forma de gratidão, a unidade de tratamento intensivo foi nomeada Papa Francisco. Para ajudar no atendimento à doença na Região Metropolitana, o Hospital vem ampliando gradativamente a sua oferta de leitos para pacientes contaminados com o coronavírus. Atualmente, 46 leitos estão disponíveis na UTI Covid-19 e outras 104 unidades para a Enfermaria.

Emissário do Vaticano conheceu a estrutura do HSL.

Segundo o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, ”Este ato de solidariedade da Igreja, bem como todo apoio recebido de nosso arcebispo e chanceler de nossa Universidade, Dom Jaime Spengler, é fundamental para que sigamos fortalecidos e atuantes na nossa missão de cuidado e promoção à vida”. Para o diretor-geral do Hospital, Leandro Firme, a doação é uma importante soma aos esforços da instituição. “A contribuição é reflexo dos movimentos que temos feito no combate à pandemia. É uma honra para nós estar entre os hospitais escolhidos pelo Vaticano”, celebra.

Para o arcebispo Dom Jaime Spengler, que concedeu a benção aos equipamentos, “Este gesto é a expressão da solidariedade de homens e mulheres preocupados com a vida dos menos favorecidos”. Ele endossa o sentimento de Guizzetti, que expressa a motivação do pontífice com o programa de auxílio que busca “encontrar os meios necessários para salvar e curar muitas vidas humanas”, sobretudo em países como o Brasil, que majoritariamente sofre por causa da emergência epidemiológica da Covid-19.

Generosidade que atende a um apelo

Nestes dias, 18 ventiladores de terapia intensiva Draeger e 6 aparelhos de ultrassom portáteis Fuji foram enviados ao Brasil graças ao compromisso da Hope Onlus Association que, altamente especializada em projetos humanitários em saúde e educação, tem trabalhado para encontrar equipamentos médicos salva vidas de alta tecnologia por meio de diferentes doadores, para o procedimento de transporte e para a instalação em hospitais individuais.

 

COMPARTILHAR: