Profissionais do HSL participam de congresso sobre controle de infecção

14/11/2018

Entre os dias 7 e 10 de novembro, no Centro de Eventos da Fiergs, foi realizado o 16º Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. O Hospital São Lucas da PUCRS marcou presença com a participação de diversos profissionais na programação e a apresentação de trabalhos.

O chefe do Serviço de Controle de Infecção, Dr. Fabiano Ramos, a enfermeira Camila Piuco Preve e a Farmacêutica Andressa Barros representaram o HSL coordenando mesas-redondas e atuando como palestrantes e avaliadores. Além disso, sete resumos de projetos produzidos dentro da Instituição foram aceitos e tiveram pôster exposto durante a atividade.

Conheça os temas dos trabalhos expostos:

1. Fatores de risco associados a mediastinite pós-cirurgia cardíaca em pacientes de um hospital universitário de Porto Alegre/RS.
  2. Redução das taxas de mediastinites pós-cirurgia cardíaca em um hospital universitário de Porto Alegre.
  3. Redução das taxas de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto.
  4. Taxa zero de Infecção do Trato Urinário associada ao Cateter Vesical de Demora em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto.
  5. Avaliação da positividade e da transmissão hospitalar de Vírus Respiratórios em crianças atendidas em um hospital de Porto Alegre/RS.
  6. Redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva: experiência de um hospital universitário.
  7. Análise da inserção de cateteres venosos centrais em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.