Quais os benefícios que as amizades trazem à nossa vida?

19/07/2019
A amizade é considerada uma importante fonte de bem-estar subjetivo e de felicidade, visto que estabelecemos com nossos amigos uma relação de compartilhamento de experiências, sentimentos e interesses. Além disso, o amigo ocupa um lugar de suporte social, exercendo um papel de alguém com quem podemos contar para nos apoiar e ajudar frente a adversidades.
Estudos recentes na área da Psicologia Positiva (ciência que estuda aspectos positivos dos indivíduos), apontam que as pessoas relatam sentimentos de maior felicidade e entusiasmo na vida diante de apoio social. Além disso, a concepção de bem-estar está relacionada à satisfação de várias exigências como saúde, educação, trabalho, dinheiro, família e amizades.
Nascemos com a necessidade e a capacidade de viver em sociedade, sendo assim, ter amigos e manter amizades apresentam-se como fatores fundamentais para o nosso desenvolvimento saudável. Quando estabelecemos uma relação com um amigo, essa inter-relação contribui para nosso desenvolvimento intelectual e afetivo, trazendo benefícios à nossa auto-estima, melhorando nossa capacidade de solucionar problemas e podendo funcionar como fator de proteção para nossa saúde mental.
É por meio das relações que estabelecemos com nossos amigos que adquirimos habilidades sociais importantes que poderão facilitar o estabelecimento de outras relações interpessoais satisfatórias e harmoniosas ao longo de nossas vidas.
Os relacionamentos que constituímos possuem um funcionamento dinâmico, passando por mudanças ao longo da vida, sendo influenciados por normas sociais e aspectos culturais. Na infância, as amizades caracterizam-se pelo divertimento, afeto e reciprocidade, podendo desenvolver a capacidade de a criança se socializar. Com o passar do tempo, a amizade amadurece e buscamos amigos com interesses comuns, visando a envolver princípios como lealdade e confiança.
No contexto de trabalho, quando, além de colegas, conseguimos estabelecer relações de amizade, essas poderão contribuir positivamente para que o colaborador enfrente seu ritmo de trabalho e mantenha o ambiente de trabalho mais leve (colegas-amigos).
Fonte: Psicóloga Luana Duarte Beck
COMPARTILHAR:
Publicado em Dicas de Saúde | Tags: