Primeiro Hospital Marista do mundo

As obras de construção do primeiro Hospital Marista tiveram início no ano de 1970. Em 1973 foram concluídos os ambulatórios, imediatamente disponibilizados para o Ensino Médico, com os estudantes de Medicina assistindo aos pacientes sob orientação dos professores da Faculdade de Medicina.

No dia 29 de outubro de 1976, com a presença do então Presidente da República Gen. Ernesto Geisel, foi oficialmente inaugurado o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA PUCRS. Materializou-se aí um pioneirismo para o Instituto Marista em todo o mundo, passando este Hospital a ser o primeiro investimento da Congregação na Área da Saúde.

Em 1982, por razões jurídicas e caracterizando, além da missão de ensino, a de assistência voltada à comunidade, ocorreu a alteração do nome fantasia do hospital para HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS. A denominação foi uma homenagem ao apóstolo e evangelista São Lucas, que foi médico e artista plástico, considerado o padroeiro dos médicos.

Com a natureza marista de cuidado, acolhimento e humanização, o Hospital São Lucas trabalha há 46 anos para oferecer um atendimento completo da emergência ao pós alta. Integrante do Campus da Saúde da PUCRS e de natureza filantrópica, é polo de uma assistência de qualidade, ensino de excelência e pesquisa de ponta, com soluções em saúde de relevância nacional e internacional, como os testes da vacina Coronavac, contra o coronavírus, e os testes da primeira vacina contra a dengue a ser distribuída pelo SUS em todo o território nacional até 2025.

O HSL é referência para inúmeras áreas do Estado, com atendimentos remotos e presenciais, e procurado por pacientes de todas as regiões do Brasil e também do Exterior, principalmente nas áreas de cardiologia, oncologia e neurologia. Com um corpo clínico renomado e mais de 4.000 colaboradores que fazem parte da missão de cuidar e salvar vidas, presta assistência a pacientes adultos em praticamente todas as especialidades médicas, com uma circulação diária de 18 mil pessoas por dia na insitituição.
Missão

Promover a vida, inspirados nos valores maristas, por meio da assistência, ensino e pesquisa em saúde.

Visão

Ser reconhecido como hospital de excelência assistencial, em todos os segmentos da sociedade, conectando ensino e pesquisa, com inovação e gestão sustentável.

valores

​​​​​​Amor ao Trabalho

Buscamos trabalhar com vitalidade e dedicação de quem serve porque ama e se identifica com os princípios, com as causas e com a identidade institucional. Compreendemos o trabalho na perspectiva do serviço e como meio de contribuir para a concretização e perpetuidade da missão.

​​​​​​Audácia

Somos empreendedores, agimos com coragem e responsabilidade, atentos ao contexto no qual estamos inseridos e discernimos com ousadia as decisões que tomamos em prol da nossa missão. Exploramos possibilidades que a realidade nos apresenta, com inovação, para contribuir na promoção da vida.

​​​ESPÍRITO DE FAMÍLIA

Vivenciamos o espírito de família, proporcionando um ambiente de aconchego e proximidade. Acolhemos a pluralidade e a diversidade, aceitando-nos diferentes e complementares e colocando os interesses comuns acima dos pessoais.

​​​Espiritualidade

A espiritualidade marista é mariana e apostólica. Ela é a força propulsora que dá sentido e harmonia às nossas vidas, ilumina a nossa compreensão do mundo e orienta o nosso relacionamento com Deus, conosco, com as pessoas e com a natureza. Procuramos viver de acordo com o Evangelho, no seguimento a Jesus, tendo Maria e Champagnat como inspiradores do nosso jeito de ser e agir.

​​​PRESENÇA

Somos presença significativa, acolhedora, atenta e disponível na relação com as pessoas nos diversos espaços. Educamos pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade, compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado.

​​​​​​Simplicidade

Adotamos um estilo de vida simples em nível pessoal e institucional. Procuramos ser autênticos e humildes, reconhecendo nossas potencialidades e limitações. Tratamos a todos com respeito, suscitando o que há de melhor em seus corações.

​​​Solidariedade

Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Atuamos, preferencialmente, a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça sendo sinal de esperança no mundo.

SÃO LUCAS EM NÚMEROS

*números referentes ao ano de 2022

• 61 mil metros quadrados
    de área construída

• 335 leitos
    operacionais

• 59 leitos de UTI

• 55 consultórios

• 12 salas cirúrgicas

• 2.471 colaboradores

• 2.562 médicos do
    corpo clínico

• 82 clínicas no
    Centro Clínico

O Programa Nossos Valores tem como objetivo gerar um ambiente cada vez mais sadio e produtivo para todos que atuam na Rede Marista. Implementada em 2014, a iniciativa busca melhorar processos, responder a eventuais riscos e, principalmente, contribuir para a vivência dos valores institucionais.

Sua estrutura é formada por dez elementos que reforçam a cultura institucional de comprometimento com a transparência e conduta íntegra. Dentre eles, destacam-se:

Código de Conduta

Documento que reúne as atitudes que norteiam a atuação de seus colaboradores/as e partes relacionadas. Acesse aqui.

Portal Nossos Valores

Canal disponibilizado para que sejam comunicadas preocupações, dúvidas e sugestões relacionadas à instituição bem como o seu Código de Conduta. Acesse aqui.

Comitê Institucional de Ética

Formado por uma equipe multidisciplinar que realiza a gestão do Código de Conduta, a validação das não conformidades e desenvolve políticas para educação continuada. Todos os pilares do Programa Nossos Valores foram estruturados para que possamos trabalhar pela manutenção da integridade nos espaços de missão marista.