Pesquisar

Radioterapia

Apresentação

Lançado em novembro de 1980, o Serviço de Radioterapia possui tecnologia de ponta para o tratamento do câncer. O setor foi o primeiro do País a utilizar um computador idealizado especialmente para o uso em radioterapia (treatment planning system) para realizar os cálculos dos planejamentos terapêuticos com maior precisão e agilidade. Nos últimos anos, o serviço, que iniciou seus trabalhos com uma unidade de telecobalto e o acelerador linear de maior energia no Estado para a época, passou por reformas no espaço físico e somou dois novos equipamentos de última geração, os aceleradores lineares Clinac iX e Trilogy. A integração de várias áreas do conhecimento, somada à renovação das estruturas e dos equipamentos e à qualificação das equipes, tornam o HSL um centro de destaque no tratamento oncológico no Rio Grande do Sul.

Chefe de Serviço

 Fernando Mariano Obst

Tratamentos e Técnicas Realizados na Área
  • Radioterapia Convencional
  • Radioterapia com feixe de elétrons
  • Radioterapia Conformal (Tridimensional-3D)
  • Radioterapia com intensidade modulada (IMRT)
  • Radioterapia com arco volumétrico de intensidade modulada (Rapid Arc)
  • Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT com Portal Vision e MV Reposition)
  • Radioterapia Guiada por Imagem com Cone Beam CT e Respiratory Gating
  • Radioterapia Estereotáxica: Craniana, Fracionada e Extracraniana (SBRT)
  • Radioterapia Intra Operatória
Equipamentos
  • Clinac iX:


Adquirido em 2013, o acelerador linear Clinac iX, da empresa Varian, permite a realização de procedimentos com grande precisão e segurança, como a radiocirurgia estereotáxica craniana, indicada em casos de tumores cerebrais primários e metastácuticos. Entre as técnicas disponíveis está a Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT), que, ao modular a intensidade da radiação, protege órgãos ou estruturas próximas ao tumor; e a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), que permite verificar, em tempo real, o local onde estão sendo feitas as aplicações, oferecendo mais precisão.

  • Trilogy


Um dos mais modernos aceleradores lineares do Sul do País voltado ao tratamento de tumores, o equipamento de última geração Trilogy, da empresa Varian, realiza, entre outros procedimentos, a radiocirurgia estereotáxica extracraniana (SBRT), indicada para tratar câncer de pulmão. A técnica é uma alternativa terapêutica à cirurgia convencional, apresentando resultados de controle local do tumor e sobrevida semelhantes. Além de também permitir a realização da IMRT e da IGRT, assim como o Clinac iX, outra característica do equipamento é o Rapid Arc, que diminui o tempo de cada tratamento, proporcionando mais conforto e menor possibilidade de alterar a posição do paciente no momento da aplicação.

Contato


COMPARTILHAR: