Setembro – Mês da Bíblia: palavras de paz que iluminam nosso agir

01/09/2020

Celebrar o mês da bíblia em setembro é uma prática incentivada pela igreja católica desde 1971, em decorrência do Dia Nacional da Bíblia e da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos bíblicos.

A Bíblia, Sagrada Escritura ou Palavra de Deus, é como uma carta enviada, que hoje atualizamos com o cultivo da fé no cotidiano de nossas vidas. Nela, encontramos a inspiração para viver o amor e a ternura ao nosso semelhante como expressão de amor a Deus, para realizar o serviço gratuito aos mais necessitados, para cultivar o cuidado com todos os seres da criação.

Na Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, vemos o quanto ela pode ser importante para a preparação individual de cada pessoa: “toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o/a homem/mulher de Deus seja perfeito/a, preparado/a para toda boa obra” (2 Timóteo 3, 16-17).

Dessa forma, a Bíblia deixa de ser um livro apenas com leis ou doutrinas devocionais. Ela nos inspira a caminhar, sempre imbuídos pelo desejo de construir uma sociedade justa, fraterna e solidária. Para que ela cumpra essa finalidade, é preciso que a tomemos com confiança e seriedade, em uma leitura atenta e contextualizada.  Busquemos na Palavra de Deus essa motivação para vivermos o amor pleno neste tempo desafiador.

COMPARTILHAR:
Publicado em Imprensa do HSL