Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Pesquisar

Seus olhos merecem tratamento especial

09/07/2018

Seus olhos merecem atenção especial

Exames de prevenção com o oftalmologista são fundamentais para a saúde ocular

Muitas pessoas buscam o atendimento com oftalmologista quando sentem alterações na visão, porém poucos procuram o médico para realizar a prevenção. Consultas preventivas da saúde ocular, podem auxiliar também no resguardo de outras enfermidades como diabetes, hipertensão arterial, aterosclerose, doenças neurológicas e reumáticas, além de tumores. Para auxiliar neste cuidado, confira algumas dicas:

 

  • Alimentação – Alimentos com Ômega 3, como atum, salmão e sementes de linhaça, auxiliam na lubrificação dos olhos. Frutas vermelhas, mamão e abacaxi possuem antioxidantes, que contribuem na diminuição de metabolitos, dificultando o surgimento de lesões oculares.
  • Óculos escuros – Os óculos de sol com filtro ultravioleta podem auxiliar na prevenção de cataratas e degeneração macular. Porém, é preciso atentar para a qualidade das lentes. Produtos de fabricação duvidosa podem ser prejudiciais aos olhos. As lentes escuras devem filtrar os raios solares de forma intensa.
  • Uso de computadores e celulares – O uso de aparelhos eletrônicos e celulares provocam o ressecamento pela baixa frequência com que piscamos os olhos quando estamos expostos a ela. A ausência desse movimento pode causar ardor, coceira, vermelhidão e flutuação da visão. Em tempos onde o uso destes dispositivos é frequente no nosso dia-a-dia, é importante fazer uma pausa relaxar os olhos e lubrifica-los.

Para prevenir danos maiores, a consulta deve ser realizada de forma regular para adultos e crianças, anualmente.

Fonte: Serviço de Oftalmologia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Publicado em Imprensa do HSL